sexta-feira, agosto 04, 2006

Enfim ... FÉRIAS!..........


Por algum tempo o criancices está em FÉRIAS!.......

quinta-feira, agosto 03, 2006

Sem palavras ...

quarta-feira, agosto 02, 2006

Reflectindo ...


Desde sempre a humanidade tem sido confrontada com o flagelo das guerras.
Contudo quando elas atingem vidas inocentes, sobretudo crianças e idosos, é motivo para pensar e reflectir, assim como o fez Vitor Mendes que publicou um texto, do qual extrai algumas "verdades":
“…Não há guerras sem violência nem injustiças de toda a ordem, em especial sobre os inocentes e desprotegidos, crianças ou velhos.
Essa ideia mediática das “guerras cirúrgicas” serve apenas às grandes potências fabricantes de armamento e seus intermediários para vender novas tecnologias bélicas inspiradoras de “war games” para meninos brincarem… E para convencer a opinião pública de que só os “maus” sofrerão os seus efeitos letais.
A guerra é em si mesma uma injustiça e um absurdo intolerável. Quem isto diz sabe por experiência própria noutras guerras o que é ver corpos de jovens dilacerados por granadas de RPG (Rocket Proppeled Granade) ou de balas de Kalashnikov ou de G-3…
Há quem fale em “guerras justas” e, sem dúvida, elas só o serão nas perspectivas dos respectivos contendores, juízes em causa própria, porque todos invocam unilateralmente as suas “razões”… Vem sempre à baila a lógica de quem disparou o primeiro tiro, para depois se justificar a reacção …”

In Portal Evangélico, 2006/07/24

terça-feira, agosto 01, 2006

As crianças e os cuidados a ter na praia ...

Nesta altura do ano, a grande maioria dos pais encontra-se empenhada nos preparativos para férias ou já se encontra nelas. Contudo, os pais devem pensar em optar por locais apraziveis, onde exista a possibilidade das crianças (as suas e as outras) interagirem de modo a brincarem umas com as outras.
Se os adultos procuram essencialmente descansar, carregar "baterias" e quebrar rotinas do dia-a-dia, as crianças sentem falta de diversão, companhia, novas experiências e muito afecto ... e os pais devem ter cuidados especiais com as crianças, para que não tenham surpresas desagradáveis, tais como:
- Evitar sempre as horas de maior calor (entre as 11 e as 16 horas) : dirija-se à praia, com elas na parte da manhã, cedinho e à tarde quando a incidência dos raios solares é mais fraca;
- Aplicar-lhes sempre um creme com factor de protecção igual ou superior a 25, se a pele for branca, se for morena igual ou superior a 20;
- Ter o cuidado de oferecer bastantes líquidos (água, sumos naturais, chás frescos...) com relativa frequência, para evitar a desidratação provocada, em parte, pela excessiva transpiração devido ao calor;
- Ter em atenção que as crianças até à idade de um ano devem estar pouco tempo na praia ou na piscina e sempre à sombra;
- Após esta idade, as crianças já podem estar ao sol, mas não devem ficar paradas, usando sempre chapéu e camisa de algodão;
- Evitar a permanência de crianças em visturas estacionadas ao sol;
- Não colocar nas crianças perfume, nem outros cosméticos que tenham álcool.

No que diz respeito à prevenção de afogamentos que, infelizmente, são um acontecimento frequente devem ser tomadas as seguintes medidas:
- Vigiar atenta e permanentemente as crianças e nunca as deixar sozinhas;
- Utilizar sempre dispositivos de segurança, como por exemplo: bóias, braçadeiras e coletes, adaptadas à idade;
- Ensinar as crianças a nadar o mais cedo possível;
- Mesmo que as crianças saibam nadar é necessário sempre que o adulto esteja próximo e atento às brincadeiras, principalmente quando brincam com barcos e colchões de água.
- Não deixar mergulhar, as crianças, em sítios desconhecidos e não permitir saltos mortais ao entrar na água;
- Evitar dar refeições "pesadas" e aguardar três horas antes da criança entrar na água;
- Preferir sempre praias vigiadas e com bandeira azul.

Após uma queimadura solar deve-se evitar nova exposição ao sol, aplicar compressas com água fria ou soluções refrescantes e nunca com álcool, pode colocar manteiga ou óleos gordos sem nunca rebentar as bolhas.
As queimaduras solares podem ser graves em bebés e crianças mais pequenas, podendo originar febre, bolhas na pele e dor, e ser necessário recorrer ao médico.

Em situações extremas de exposição ao calor podem surgir os chamados golpes de calor que, pela sua gravidade, podem obrigar a cuidados médicos de urgência.
Os golpes de calor surgem quando o corpo não consegue controlar a sua própria temperatura, os mecanismos de transpiração falham e a temperatura sobe rapidamente podendo, em pouco tempo, atingir as 39ºC.
Esta situação pode manifestar-se por febres altas, pele vermelha e quente sem suor, aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça, náuseas, confusão e até perda de consciência.
Perante estes sintomas deve-se procurar um lugar fresco e deve-se baixar a temperatura do corpo com um banho de água tépida e procurar ajuda médica.