terça-feira, fevereiro 20, 2007

Reflectindo ...


Ser Criança

"Jamais deixes de ser criança...

Nunca deixes de sentir, gostar, ver

e extasiar-te diante de coisas tão grandiosas

como o ar, o voo e os sons

da luz do Sol dentro de ti.

Se achares preferível, usa uma máscara

para proteger a criança do mundo.

Mas lembra-te que no dia em que permitires

que essa criança dentro de ti desapareça,

terás crescido e já não estarás vivo".

Richard Bach

domingo, fevereiro 11, 2007

O Síndrome da bata branca nas crianças ...


Em alguns serviços de pediatria hospitalares (internamento,urgência pediátrica, cuidados intensivos pediátricos) e consultas de saúde infantil de determinados centros de saúde, à semelhança do que acontece em alguns países do Mundo, têm-se vindo a adoptar medidas que visam combater o síndrome da bata branca nas crianças.

Para isso, os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicológos, assistentes sociais, dietistas, etc.) usam batas de cores alegres com motivos animados da preferência das crianças.

A iniciativa do uso das batas coloridas e da escolha de uma mascote surgiu no ano de 2001 no Hospital de Santa Maria e tem-se alargado a outra unidades hospitalares do País.
Na Pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a partir de 2002, adoptou-se um vestuário "mais simpático" para as crianças.

As tradicionais batas brancas foram substituidas por túnicas coloridas com motivos de mar (peixes, baleias, cavalos marinhos,etc),
Nesta altura, surge em paralelo a apresentação da mascote do serviço de pediatria, a Baleia "Ondinha", um nome escolhido por uma das 100 crianças atendidas diariamente na consulta externa de pediatria daquele hospital.


Mas o que é o síndrome da bata branca?
O síndrome da bata brança consiste num conjunto de reacções na criança (também acontece no adulto, embora raramente) perante um adulto (médica /o ou enfermeira/o) fardado de branco, que se podem manifestar por agitação excessiva, choro compulsivo, medo e muita gritaria, podendo até atinguir autênticas manifestações fóbicas, que devem ser orientadas por pedopsiquiatras.
Estas reacções tendem a piorar quando a criança já sofreu vivências consideradas negativas (por exemplo: vários internamentos que, por vários motivos, considerou dolorosos).

A criança associa a imagem da "bata branca" às situações que não lhe foram gratas como a administração de injecções ou exames dolorosos que lhes foram efectuados durante esses internamentos hospitalares ou deslocações aos centros de saúde.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Reflectindo ...num artigo da Joana Santos


IVG, assim NÃO OBRIGADO!

Após ter efectuado muitas leituras e ter navegado por alguns blogs que focaram a temática da IVG e acerca da questão a que iremos responder no dia 11 de Fevereiro, ou seja no próximo domingo, cheguei à mesma conclusão que a minha amiga Joana Santos: votem com e em consciência!

Bibliografia:
http://enfermagemsu.blogspot.com/
http://enfnuno.blogspot.com/2007/01/referendo-distrar-o-povo.html
http://enfermagem21.blogspot.com/2007/01/em-plena-campanha-de-referendo-sobre-o.html
http://umpoemadevezemquando.blogspot.com/2007/01/sejamos-srios.html