sexta-feira, setembro 19, 2008

Reflectindo ...

Recados e Imagens - Bebês - Orkut

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser "miserável" pois: "A amizade é um amor que nunca morre."


Deficiências" de Mário Quintana

Daqui ...




Sonhos

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela
só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas
que passam por suas vidas.

Clarice Lispector


A vida do homem é o que os seus pensamentos fazem dela.
Marco Aurélio

segunda-feira, setembro 15, 2008

Solidariedade com Flávia e Odele...

Blogagem Colectiva para Flávia em 9/Set/2008

A história da tragédia de Flávia está detalhadamente relatada no blog Flávia, Vivendo em Coma, que a sua mãe, Odele, criou para dar voz a quem há dez anos está impedida de se expressar por qualquer meio.
A menina, agora mulher, foi vítima de um acidente: um ralo de piscina sugou os seus cabelos e o direito a uma vida normal como qualquer criança.

Quem quiser saber da história em pormenor é só acessar ao blog citado anteriormente e ler. "Quem tiver ouvidos de ouvir, ouça".
Hoje, estamos juntando as vozes individuais de cada blog para tentar, acima de tudo, fortalecer o todo e, quem sabe, falando em coro, sensibilizar os que detêm o poder de dar uma decisão favorável a uma garota que completou 20 anos no dia 16 de Dezembro de 2007, sem ao menos poder retribuir os votos de parabéns que tantos lhe mandaram.
Um acidente não escolhe a vítima.
Qualquer um de nós poderia estar tanto no lugar de Flávia como no de Odele e sua família.

Flávia aos 9 anos - um ano antes do acidente com o ralo de piscina
que a deixou em coma irreversível.

"Há quase dez anos, dei entrada na Justiça Paulista no processo de indemnização por perdas e danos morais pelo acidente causado à Flávia. quase dez anos, luto na justiça pela condenação dos culpados. Até hoje os réus seguem impunes, e Flávia, já com 20 anos, segue vivendo sem a protecção que deveria - de imediato - lhe ter sido dada pela justiça que de tão lenta se torna uma justiça injusta.

Durante esses todos esses anos de batalha judicial, o processo de Flávia teve dois julgamentos. Em ambos nos foram concedidas indemnizações de valores irrizórios, ínfimos, podendo mesmo serem considerados aviltantes, tendo em vista as gravíssimas sequelas que este acidente - causado por negligência de terceiros - deixou em Flávia. Em novo e último recurso solicito à justiça, - agora em Brasília - indemnização de valor adequado à gravidade deste acidente, para que Flávia possa ser cuidada - pelo resto de sua vida - com os recursos de que necessita para ter uma sobrevida digna. Há mais de um ano, o processo de Flávia teve autorização da justiça paulista para ser julgado em Brasília, em última instância. Há mais de três meses, essa decisão saiu publicada no Diário Oficial de São Paulo. Somente dia 14 de Julho de 2008, o processo de Flávia saiu do Tribunal de Justiça de São Paulo rumo ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília.
E lá, não sabemos por quantos anos ainda permanecerá".

Depoimento da Mãe de Flávia.



Este Blog está solidário com Flávia e a sua mãe Odele.
Pelo menos, neste dia, vamos todos acreditar que a força dos nossos pensamentos pode, sim, mudar uma situação de (in)justiça brasileira.

R.S.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Passagens de testemunho ou correntes?...

Recebi este selo do Blog Jardim da Alegria.

MuitObrigado! Através deste Prémio reconhecem-se os valores que cada blogueiro mostra, em cada dia, no seu empenho na transmissão de valores culturais, éticos, literários, pessoais, músicais, etc., demonstrando, de uma forma ou outra, a sua criatividade, o seu pensamento, a sua mensagem ...

Mas, como qualquer prémio que se preze, o Prémio Dardos tem certas regras:

1. Aceitar exibir no blog premiado a sua imagem;

2. Linkar o blog do qual recebeu o prémio;
3. Escolher quinze 15 blogs a quem entregar o Prémio Dardos (Ufa!...).

Entrego o prémio aos seguintes blogs:


Ana Scorpio
A Minha Matilde & C.ª
Cogitare em Saúde
Conversamos?!...
GRILICES
Jardim dos Pequeninos
kaskaedeskaska
O Blog da Alergia
O Blog do Tinoni
O PROFETA
Revisitar a Educação
Sandrinha e os Pequeninos
Um Poema de Vez em Quando
Uto(pias)
Visão ENFernal da Coisa

A Professora Fátima André, do blog Revisitar a Educação, envia-me um Sorriso.
É uma nomeação agradável, vinda de um blog que visito frequentemente, um excelente blog!
Como adoro sorrisos e sorrir aderi ao desafio.

O prémio Brigth Webblog é atribuido a sites ou blogs que se destaquem pelo seu "brilho" na blogsfera.

Após receber este selo os premiados deverão passá-lo a 7 blogs que achem brilhantes.

Trata-se de mais uma nomeação entre blogers, mas para mim é sobretudo o reconhecimento deste blog como um espaço em que os blogers se encontram, em que cada um "brilha" à sua maneira,"brilham em vivências da vida" como se de um tipo de corrente blogosférica se tratasse.

Repasso então este prémio para os blogs que se destacam pelo "brilho" (os blogs que "brilham" são muitos, contudo não posso escolher todos...com imensa pena minha) :

Empreender
Fundamentalidades
Jardim da Alegria
Luz de Luma, yes Party!
Mar de Sonhos
Sorumbático
Universidade Alternativa

O meu critério baseou-se no nível intelectual e humano, na originalidade, no aspecto gráfico, nas temáticas que se abordam e na coragem com que são abordadas pelos seus autores (sejam em forma de prosa, texto livre ou poema).

R.S.

segunda-feira, setembro 01, 2008

"A alfabetização é o melhor remédio" - UNESCO


A 8 de Setembro de 2008, pelo trigésimo oitavo ano consecutivo, o mundo celebra o Dia Internacional da Alfabetização, com o patrocínio da UNESCO, cujo lema reside na frase: " a alfabetização é o melhor remédio".

Tal como a aprendizagem ao longo da vida, a alfabetização está no centro do desenvolvimento sustentável. Contudo, estima-se que, actualmente, o número de analfabetos ronde os 800 milhões de adultos, dos quais cerca de dois terços são mulheres. A este número dever-se-ia acrescentar o número de analfabetos funcionais que se supõem atingir um número assustador.


Milhões de indivíduos - particularmente mulheres - não têm acesso ao direito básico da educação. Há também muitos outros que, como resultado da degradação da posição económica e social, estão perdendo o controle até dos conceitos básicos que já tinham adquirido e encontram-se diante do chamado analfabetismo funcional.

A pobreza e a exclusão são as principais responsáveis por situações constrangedoras, fazendo lembrar que o desenvolvimento económico não assegura necessariamente o desenvolvimento social.

Calcula-se ainda que mais de 100 milhões de crianças não frequentem a escola.
É evidente que o apoio dado à alfabetização está ainda longe de responder às necessidades existentes.

Portugal ainda tem um milhão de analfabetos e é um dos países europeus onde este problema mais se faz sentir.
Num país onde a taxa de analfabetismo é ainda de 8% supõe-se que a taxa de analfabetismo funcional ultrapasse os 50%.


O analfabetismo funcional é tão grave como o analfabetismo em si.

Ler é muito mais que juntar letras, é perceber o que está escrito não como palavras isoladas mas como frases, parágrafos e textos.
Em Portugal, mais de 50% da população alfabetizada é "iletrada" demonstrado graves dificuldades na compreensão do que lê.

Dá que pensar, porque sem educação não existe nem democracia nem desenvolvimento. Para viver com autonomia face à complexidade do mundo actual, com o sentido de exercer uma cidadania activa, é indispensável dominar a leitura.

Os resultados globais de
estudos nacionais e internacionais realizados nas últimas duas décadas demonstram que a situação de Portugal é grave, revelando baixos níveis de literacia significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar, não esquecendo que nos situamos numa população multicultural.

Resultados de estudos sobre literacia: a situação de Portugal
relativamente a outros países Europeus:

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Verificou-se neste estudo realizado pela PISA, em 2006, que Portugal era o país que apresentava uma maior percentagem de pessoas no nível 1 de literacia contrariamente à Suécia que tinha a menor percentagem de pessoas no nível 1 e a maior no nível 4. A França era o país com menor número de pessoas no nível 4/5.

As siglas PISA significam “Programme for International Student Assessment”. Este estudo é internacional e testa literacia em leitura, literacia matemática e literacia científica. é o maior estudo internacional e sistemático feito sobre as competências e conhecimentos de jovens com 15 anos de idade em três áreas distintas. O estudo foi coordenado pelos governos dos países participantes, através da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).



Segundo o ENL, Estudo Nacional de Literacia, o primeiro estudo de avaliação directa das competências de leitura, escrita e cálculo realizado em Portugal, os níveis de literacia são os seguintes:

0 – Tarefas menos complexas: localizar uma única peça de informação e identificar o tema principal do texto;

1 – Tarefas básicas: localizar informação simples e compreender o significado de parte definida do texto;

2 – Tarefas de complexidade moderada: localizar segmentos de informação e estabelecer relações entre as várias partes de texto;

3 – Tarefas difíceis: localizar informação implícita e avaliar criticamente um texto;

4/5 – Tarefas sofisticadas de leitura: compreensão detalhada de textos, interferência das informações relevantes, avaliação critica.

Em Portugal, o Plano Nacional de Leitura promove várias iniciativas em todo o país numa tentativa de chegar a toda a população. Contudo para que este conjunto de iniciativas tenha sucesso é necessário que toda a comunidade, incluindo essencialmente as famílias, esteja envolvida nele, compreendendo a sua importância. Para que os níveis de literacia aumentem é necessário que a própria família estimule a criança à leitura, orientando-a para ter hábitos de leitura que podem ser em conjunto (crianças ou jovens com as suas famílias) e , consequentemente, estilos de vida saudáveis (gerindo também a doença e utilizando os serviços de saúde de uma forma mais adequada) e para o (re)encontro com valores de vida que se encontram perdidos ou "adulterados".


Nesse sentido, os professores e outros profissionais, ligados directa ou indirectamente à educação (educadores, psicológos, médicos, enfermeiros) têm apostado na leitura de livros nas Bibliotecas das Escolas e em espaços não escolares (Centros de Saúde, Hospitais,etc.) pelas crianças em idade escolar e jovens e apoiado iniciativas como a do Campeonato da Língua Portuguesa.
O Campeonato da Língua Portuguesa é um concurso pensado para a participação de todos aqueles que queiram utilizar melhor o Português, aperfeiçoar os seus conhecimentos e desenvolver o gosto pela nossa Língua. Nesta iniciativa conjunta do Expresso, do Jornal de Letras, da SIC e da SIC Notícias, com o patrocínio exclusivo do BPI, os concorrentes partem à descoberta dos segredos da Língua Portuguesa, aprendendo enquanto se divertem, divertindo-se enquanto aprendem. Os concorrentes são organizados em três categorias etárias: menores de 15 anos; dos 15 aos 18 anos; maiores de 18 anos. Decorre em paralelo habitualmente um Campeonato Especial Escolas.


É fundamental que as crianças possam ter prazer na leitura de obras como
"O Principezinho" que nos ensinaram a nós (pais) a ver com os olhos do coração os factos da vida, acompanhando-nos no percorrer da viagem que a mesmo proporciona.
Segundo alguns autores a tendência para a leitura tem vindo a crescer nos últimos tempos, principalmente nos jovens.

Algumas sugestões de leitura do CRIANCICES para os mais pequenos:

“As Viagens de Simão - Austrália “ - de Gabriela Barcelos.

«A Nascente de Tinta» - de Pedro Soromenho Rocha.

Uma boa sugestão para os pais: CLUBE DOS LIVROS


R.S.