quinta-feira, outubro 16, 2008

A pobreza na era cibernética ...

Segundo a UNICEF, no mundo actual existem mais de 1.000 milhões de crianças que sofrem das consequências da pobreza no mundo ("Child Poverty in the Developing World", UNICEF).
O mesmo estudo referência que 20% das crianças no mundo têm falta de água potável ou têm que caminhar mais de 15 minutos para obtê-la, enquanto que mais de 15% dos menores de 5 anos estão gravemente desnutridos (mundo em desenvolvimento).


Outras fontes de pesquisa referem que 1.300 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar e aproximadamente 3.000 milhões (quase metade da população mundial) vive com dois dólares.
Mais de 800 milhões de pessoas vão para a cama com fome todos os dias... 300 milhões delas são crianças. Desses 300 milhões de crianças, apenas 8% são vítimas de secas ou outras situações de emergência; mais de 90% sofre de má nutrição de longo prazo e deficiências de micronutrientes.
A cada ano, seis milhões de crianças morrem de subnutrição antes de completarem cinco anos de idade.
A cada 30 segundos, uma criança africana morre de malária – num total de mais de um milhão de mortes infantis por ano.

Ontem dia 15 de Outubro decorreu o Blog Action Day 2008 para alertar face a este flagelo mundial que, perante a pobreza espirítual de alguns, não pará de aumentar, infelizmente...




Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, mas não convém esquecer que somente na Ásia Meridional mais de 90 milhões de crianças padecem de fome todos os dias... para estas crianças o conceito de alimentação saudável não existe...

Segundo dados da Associação Cais, em Portugal, 18% da população vive abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com salários mensais entre os 360 e os 366 euros, divulgados hoje no Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

Este é um dos alertas que a Associação Cais vai fazer hoje, durante uma jornada dedicada à erradicação da pobreza, que conta com uma conferência de Carlos Vasconcelos Cruz subordinada ao tema 'Portugal Desigual.

"A propósito do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, a Assistência Médica Internacional (AMI) alerta para o empobrecimento das famílias portuguesas, referindo que o número de pessoas que procuram os seus serviços de apoio não pára de crescer.

Só nos primeiros seis meses deste ano recorreram aos seus serviços de apoio social um total de 4.695 pessoas, o equivalente a 64% do valor total de pessoas que recorreram à AMI durante os doze meses de 2007".

Um pouco por todo o país decorre o 'Levanta-te e Actua', uma iniciativa global que vem apelando a que nos dias 17 e 19 de Outubro as pessoas se levantem, exigindo aos seus governos que cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcançem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015.