quarta-feira, fevereiro 11, 2009

A violência nas crianças e jovens - parte IV

A imagem "http://www.avizora.com/publicaciones/guerras/images/nina_kim_phuc_guerra_vietnam.jpg" não pode ser mostrada, porque contém erros.
A guerra constitui uma das maiores violências contra os seres humanos.
Entre as vítimas da guerra, encontram-se sempre crianças, mulheres e idosos, os quais constituem as suas vítimas indefesas, ou seja, os seus danos colaterais, dependendo do ponto de vista de cada comentador, mas que não passam de vítimas que vivenciam situações dramáticas originadas através de uma situação momentânea, na qual não têm responsabilidade nem decisão inicial ou final (não têm voto na matéria, como se diz na gíria comum). As crianças que sofrem a guerra são crianças que vêm morrer os seus familiares, os seus amigos, ficam feridas fisicamente e mentalmente por balas, misséis telecomandados ou substâncias químicas. Algumas delas são abusadas sexualmente, outras não sobrevivem, a conflitos que nunca deveriam ter acontecido, acabando por falecer nos braços de alguém (familiar, conhecido ou profissional de educação/saúde).
As imagens continuam chegando às nossas TVs: crianças sendo transportadas para hospitais, pessoal de saúde tentando minimizar o sofrimento destas crianças, cuidadando delas o melhor que sabem e podem, tendo em atenção os meios humanos e materiais disponíveis, seja na Faixa de Gaza ou na República do Congo (que se diz democrática!).



Investigações levadas a cabo por alguns cientistas, referem que 30 a 40% destas crianças sofrem do síndrome pós-traumático que requerem intervenção psiquiátrica.
Os pais, familiares, ou amigos, que ainda possuem, referem que estas crianças deixam de ter interesse em actividades de lazer (ler, jogar futebol, vêr TV, jogar consola) e manifestam sentimentos de medo e ansiedade exacerbados e contínuos.
NOTA: Algumas das imagens dos vídeos não são recomendáveis a pessoas muito sensíveis.

Continua ...