sábado, março 28, 2009

A violência nas crianças e jovens - parte V

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A agressão contra crianças de tenra idade, ainda bebés, vem tomando, cada vez mais, contornos graves (se tivermos em conta que os agressores podem ser os pais biológicos, adoptivos ou a madrasta ou o padrasto, tidas como "pessoas normais ",ou então agressores estranhos aos mesmos)
e até bastante doentios, se nos lembrarmos do ataque de um indivíduo belga que entrou no infantário maquilhado com o rosto branco e olhos pintados de negro que causou três vítimas entre elas duas bebés de seis e nove meses, cujas razões ainda se desconhecem totalmente.
Segundo AZEVEDO e GUERRA (2000), as estatísticas internacionais apontam que 70% das agressões são provenientes dos pais biológicos. O cônjuge que agride mais os filhos é a mãe. Já o pai, porque apresenta maior força física, é o que causa lesões mais graves nos filhos quando os pune corporalmente)

Por outro lado, com bastante frequência, somos alertados para situações de violência que ocorrem, nas escolas tendo como vítimas as crianças e os jovens, não esquecendo os próprios professores, educadores ou auxiliares de educação
Por incrível que pareça, este facto também se vem alastrando a outros sectores como o da saúde onde, por vezes, se assiste à chegada de crianças e jovens que foram vítimas de agressão, assim como à chegada de outras que vitimaram alguém e tentam agredir ou agridem mesmo quem está por perto.
Na sociedade, este fenómeno que não é recente, está sendo motivo de preocupação e interesse para os próprios alunos, pais, profissionais da educação
e da saúde, e também a comunicação social.

Mas será que a agressividade ajuda a fortalecer o carácter de um jovem?

Parece que não. Contudo essa agressividade está a tornar-se em algo preocupante por causa da sua elevada incidência e porque agrava determinados comportamentos e altera o normal desenvolvimento da vida escolar. Ultimamente, têm vindo a adquirir uma maior relevância por causa da divulgação através dos meios de comunicação e, também, pela crueldade de alguns episódios recentes, que desencandeiam sentimentos como o medo, a ansiedade e doenças mentais, entre as quais a depressão, podendo levar ao suícidio.

Investigações efectuadas no nosso país referem que a sua incidência vai paulatinamente aumentando. Os primeiros estudos apontavam para uma incidência de 20% e os últimos apontam para um índice muito próximo dos 40% .

http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/imagens/menina.jpg
Neste tipo de comportamentos estão envolvidos: o agressor, o agredido, o grupo dos colegas, a própria instituição (professores, equipas psicopedagógicas e equipas directivas) e as famílias (a do agressor, a do agredido e as associações de pais).
É frequente falar-se internacionalmente em Bullying
.
Mas o que é o Bullying?
Olweus (1991, 1993, 1994) definiu o conceito de bullying afirmando que «um aluno está a ser provocado/vitimado quando ele ou ela está exposto, repetidamente e ao longo do tempo, a acções negativas da parte de uma ou mais pessoas».

http://www.medplan.com.br/site/imagens/geral/img_20090220_174516.jpg

Referimo-nos então a uma alteração do comportamento, que se manifesta entre os estudantes, sendo uma forma comportamental agressiva, intencionada e prejudicial cujos protagonistas são jovens estudantes. Não se trata de um episódio esporádico mas sim persistente, que pode durar semanas, meses ou até anos. A maior parte dos agressores ou bullies agem movidos por uma sensação de abuso do poder e um desejo de intimidar e dominar. Uma característica dominante destas relações é que o aluno, ou grupo, que se manifesta como líder trata de maneira tirânica o companheiro que hostiliza, oprime e atemoriza repetidamente, atormentando-o até ao ponto deste se tornar na sua vítima habitual.


O bullying pode manifestar-se de várias maneiras:

Por Violência física: diversas formas de agressão (empurrões, socos, pontapés, agressões com objectos) e os ataques à propriedade (lápis, mala, cadernos);
Através de Violência verbal: como colocar alcunhas (magrizelas,gorducho) insultar, ridicularizar, responder com maus modos, fazer comentários racistas;
Por Violência psicológica: através de acções dirigidas com a intenção de minar a autoestima da criança ou do jovem e fomentar a sua sensação de insegurança e temor;
Através de Violência social: principalmente na forma de propagação de rumores desqualificantes e humilhantes que pretendem a sua exclusão e isolamento do grupo;
Por Violência indirecta: quando se induz a agressão a um terceiro;
Através de Abusos sexuais: intimidações e vexames;
Por objectos comunicacionais como o telemóvel, o computador (cyberbullying).

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O caso do João, ainda recente, que levou a peito a atitude e os sms dos amigos, está na memória de muita gente. Em Fevereiro suicidou-se. A família aponta esta como a grande causa, apesar da escola rejeitar a ligação.

Estudos longitudinais associam o facto de ter bullying em idade escolar com a possibilidade de inclusão nos fenómenos de mobbing, a maioria das vezes como perseguição laboral.


Continua ...
R.S.

segunda-feira, março 16, 2009

Reflectindo ...

Às vezes, escrever o mesmo por outras palavras
pode fazer toda a diferença ...
In Revisitar a Educação

Infelizmente situações como esta (um cidadão cego a pedir nas ruas em qualquer localidade) são situações que vamos vendo, cada vez mais, do que desejavamos .... salva-se a reflexão sobre o poder da palavra, que nem sempre se adequa às circunstâncias.

Música para ficar bem disposto ... e não é que resulta?

sugestão de PG

Uma boa semana, até o próximo post, RS

quarta-feira, março 04, 2009

Pausa para um .... miminho...

A Michelle, do Blog Carrosel da Aprendizagem ofereceu ao CRIANCICES um selinho que segundo palavras suas é utilizado para parabenizar os espaços especiais, feitos com carinho, tanto no visual, como no conteúdo, que encontramos numa data determinada na blogosfera.
Também a sua autora refere que no Rio Grande do Sul, para se denominar algo como muito mais do que legal, utilizam a expressão “tri legal”, daí o selinho apresentar a mensagem "Este blog é trilegal!".

Os premiados somente têm que copiar o selinho e adicionar nos seus espaços com o seu endereço de blog
(http://carroseldaaprendizagem. blogspot.com).

Michelle, Igualmente Muito obrigada!!!

Ofereço o selinho a blogs que o Criancices foi (re)descobrindo ao longo dos últimos tempos, sem desconsideração alguma por outros já premiados por este blog e que também o merecem!

À conversa com Pais

Cheiro a pólvora

Em cada Criança um Génio da Ciência

Enfermagem XXI

Fragmentos Psicológicos

Principezinho & Família

RS