segunda-feira, maio 25, 2009

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas teve origem no rapto de uma criança de 6 anos de idade, Etan Patz, no dia 25 de Maio de 1979 em Nova York e posterior desaparecimento. Nos anos que se seguiram, várias organizações começaram a assinalar esta data, mas somente em 1983 é que o Presidente dos EUA declarou o 25 de Maio como o dia dedicado às Crianças Desaparecidas.

http://diario.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5824111/235

Três anos mais tarde, em 1986, esta data conheceu a dimensão internacional.

Na Europa, foi em 2002 que este dia foi assinalado pela Child Focus, ONG parceira Belga, como uma experiência piloto, sob o patronato da Rainha Belga. Em 2003, as iniciativas fizeram-se sentir na França, Holanda, Reino Unido (onde se dedica todo o mês à problemática dos desaparecidos), República Checa, Polónia, Alemanha e Bélgica.

A partir de hoje, no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, entra em funcionamento um número único europeu para estes casos: 116000
São psicólogas que atendem esta linha.

http://www.greeknewsagenda.gr/newsletter/photos/Smile_of_the_child_en.jpg

Com este número, os pais podem enunciar o desaparecimento de um filho, e essencialmente a própria criança pode utilizá-lo para pedir apoio se for caso disso.
O Instituto de Apoio à Criança (IAC) luta há anos por este dia, que fará a diferença na luta contra o pior de todos os pesadelos de uma família.

Segundo o IAC "Todos os dias centenas de crianças desaparecem na Europa e em todo o mundo. Algumas nunca são encontradas, mas felizmente a grande maioria das crianças acabam por ser localizadas dentro das primeiras 24 horas do seu desaparecimento, graças ao árduo trabalho de vários profissionais".

Este número de telefone é lançado, em simultâneo em todo o espaço europeu. Portugal está entre os dez estados-membros da UE que se associaram a esta decisão, sendo os outros a Bélgica, a Eslováquia, a França, a Grécia, a Holanda, a Hungria, a Itália, a Polónia, e a Roménia.

criancas



por LICÍNIO LIMA

"Em Portugal desaparecem, em média, dois menores por dia. Hoje lança-se o novo número de telefone de alerta: 116 000.

Em Portugal desaparecem todos os dias, em média, pelo menos duas crianças ou jovens até aos 18 anos. A maioria é recuperada. Mas sem paradeiro certo encontram-se ainda 26, que a Polícia Judiciária (PJ) acredita encontrar a qualquer momento.

Em 2008, desapareceram 148 crianças, dos zero aos 12 anos. Destas, encontram-se duas ainda sem paradeiro certo. Dos 13 aos 18 anos, foram 526, estando também dois adolescentes por recuperar. Este ano, até Abril, só na região de Lisboa, desapareceram 24, dos zero aos 12 anos, todos já recuperados. Na mesma região e no mesmo período, registaram-se 304 casos, dos 13 aos 18 anos, estando 22 ainda desaparecidos. Neste momento, as autoridades procuram o paradeiro de, pelo menos, 26 crianças e jovens, mantendo em memória os enigmáticos casos Maddie, a criança inglesa desaparecida em 2007, e Rui Pedro, em 1998.

Este dois casos estremeceram o país, mas são raros. A maior parte dos desaparecimentos ocorre em instituições de acolhimento, em que 80% são reincidentes".

Em Defesa da Criança
http://diganaoaerotizacaoinfantil.files.wordpress.com/2009/05/sem-titulo2.jpg

A Associação de Crianças Desaparecidas (APCD)tem sensibilizado o público para a existência de predadores sexuais:
Os casos de uma jovem de 13 anos localizada em França, vivendo com um indivíduo que a tinha seduzido pela Internet e o de outra jovem de 15 anos que foi também seduzida on-line figuram entre as situações que estão a ser acompanhadas por esta associação. As duas jovens já se encontram em casa, mas a associação mantém o apoio psicólogico às mesmas e suas famílias.

Bibliografia:
metro
Destak


R.S.

terça-feira, maio 05, 2009

Dia Mundial da Asma

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Asma.
Segundo a SPAIC (Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica: a asma é a nível mundial uma das doenças crónicas mais frequentes e afecta, segundo estimativas mais de 150 milhões de pessoas em todo o Mundo.

Em Portugal, sabe-se que uma em cada oito crianças sofre de asma brônquica, a variante mais comum e cuja prevalência tem vindo a aumentar, indicaram especialistas nesta área.

Marianela Vaz, imunoalergologista, presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) disse à Lusa que é "difícil os doentes aceitarem a doença". Esta situação ainda se agrava mais quando se trata de uma criança ou jovem.

No sentido de existir um maior apoio a todos os asmáticos, a APA elaborou um documento para reivindicar a "comparticipação imediata das vacinas e outros medicamentos, bem como a substituição dos tradicionais nebulizadores que, apesar de serem gratuitos, não têm a mesma acção que as novas câmaras expansoras [bastante mais caras mas também mais eficazes]", adianta Marianela Vaz.
http://makesmokinghistory.org/Portuguese/Before_you_light_up_Portuguese_web.jpg

Luísa Semedo, coordenadora da Comissão de Trabalho de Alergologia, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, alerta para os vários factores que estão na origem da asma: a exposição a alergénios, o fumo do tabaco, uma dieta errada, as infecções e a poluição.

"O próprio estilo de vida das sociedades ocidentais inclui algumas características que poderão influenciar o aumento do número de casos de asma", assegura.

Também a residência em casas pequenas, mal ventiladas, e os materiais utilizados na construção, que originam a emissão de múltiplos poluentes com efeitos nocivos, estão também directamente relacionadas com a doença.

Apesar de a asma ser incurável, é uma doença controlável desde que se siga um tratamento de prevenção e terapêutica farmacológica."O melhor tratamento para qualquer doença é a sua prevenção", garante Luísa Semedo, para quem o leite materno é fundamental para prevenir no futuro alergias e até a asma.


Para assinalar o Dia Mundial da Asma, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a APA prepararam uma acção de sensibilização dirigida a crianças com e sem asma, no Centro Hospitalar do Porto.Em simultâneo, no Porto, decorreu uma acção de rastreio para a população, na qual se realizaram inquéritos de sintomas para rinite alérgica e asma e o uso de medicação.

Manuais para Consultar em caso de necessidade:

Manual de Ajuda para a criança com Asma

Manual de Ajuda para o jovem com Asma

RS