terça-feira, julho 21, 2009

Informação actualizada sobre a Gripe A(H1N1)v

Partes I e II

É importante que se saiba que, embora pequenas, existem diferenças entre a gripe comum e a gripe A. Observem o quadro que mostra as diferenças entre ambas.

[sem+título.bmp]

Mais informações

"Grupos de risco: crianças pequenas, com problemas de cardiopatologias, grávidas, diabéticos, portadores de doenças imunológicas, como por exemplo, AIDS e tumores, doentes renais crónicos, obesos, fumadores, portadores de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica) e asma fazem parte do grupo de risco.

E com relação aos asmáticos?

Asmáticos não têm maior probabilidade de se infectar com a nova gripe, contudo têm maior risco nas suas complicações. Como o vírus H1N1 ataca preferencialmente o trato respiratório, pessoas que já sejam portadoras de doenças respiratórias crónicas podem piorar os seus sintomas e ter mais facilidade para desenvolver pneumonia.

Ou seja, a probabilidade de ser infectado é igual ao de qualquer outra pessoa. A diferença é depois do contágio. Se tiver a gripe A e for asmático, a probabilidade de ter uma infecção mais grave, de ter complicações - crises de asma, pneumonia, ou de ser hospitalizado, aumenta.

Thomas B. Casale, Vice-Presidente Executivo da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI) declarou em entrevista recente: "O vírus H1N1 ataca tipicamente o trato respiratório. Por isso, se uma pessoa tem uma doença crónica respiratória como a asma, o vírus pode torná-la pior, provocando exacerbações”.

A asma, independente do aparecimento da nova gripe, já é uma doença rodeada de preconceitos. Mas tal facto tem explicação: durante muitos anos, o tratamento não foi suficiente para resolver o problema e muitas pessoas sofriam com as crises. Hoje, os medicamentos são mais eficazes e, se não curam, são capazes de controlar a doença. No entanto, alguns tabus permanecem originando a “vida do não pode”: - não pode pisar no chão, andar sem camisa, brincar, correr, tomar sorvete, etc. E aí, surge esta nova gripe, chamando a atenção para os asmáticos como grupo de risco..."

prevenir sem pânico - Blog da Alergia

R.S.