terça-feira, setembro 15, 2009

Medo e ansiedade no regresso às aulas ...

http://www.abril.com.br/imagem/gripe-volta-aulas436.jpg

Chegou a altura de os pais prepararem os filhos para o ingresso ou então para o regresso à escola.
Chegou o fim das férias para as crianças e jovens.
Em algumas localidades portuguesas as aulas nas escolas pré-primária e primária já se iniciaram. Em outras, por várias circunstâncias, estão quase a iniciar-se.
Esta etapa constitui, quase sempre, uma fase de ansiedade tanto para os pais e/ou educadores como para as crianças, por vários factores que acarreta.
Sendo assim é nosso dever como mães e/ou educadores que os nossos filhos iniciem o ano lectivo “com o pé direito”, por assim dizer ….

ver mais ...

Muitos iniciam um novo ano escolar noutro estabelecimento escolar, noutra localidade, implicando o conhecimento de novos colegas, novos professores.


Este ano além da ansiedade habitual dos "caloiros", dos choros, das birras e de outros comportamentos que vêm sendo habituais, junta-se o medo da Gripe A, fazendo com que os pais tenham uma sobrecarga na sua ansiedade, mesmo se tratando de filhos não "caloiros", mas "veteranos".



O início do ano lectivo assusta as crianças e os jovens assim como a sua família.

Contudo cada caso é um caso, alertam os especialistas, entre os quais, os psicólogos, os educadores, os professores e os profissionais de saúde.
"Os pais devem preparar os filhos para o primeiro dia de aulas, explorando não só eventuais receios mas também valorizando os aspectos positivos, como, por exemplo, rever velhos amigos, fazer outras amizades, aprender novas matérias e conhecer novos professores", explica a psicoterapeuta infantil Ana Sousa.

A fim de promover o desenvolvimento de actividades sobre a prevenção da Gripe A foi elaborado o projecto «Ler+, agir contra a gripe».

Este é um projecto de parceria com o Plano Nacional de Leitura, que redigiu o livro «O Nuno escapa à Gripe A» (Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães).

Assim, o livro «O Nuno escapa à Gripe A» está disponível para poder ser utilizado no inicio do ano lectivo por professores, educadores, equipas de saúde escolar, pais e todos os outros técnicos que queiram desenvolver actividades educativas com crianças, na escola ou em casa, nas bibliotecas escolares e nas bibliotecas públicas ou em espaços de tempos livres sobre a temática da Gripe A.

O livro em formato pdf pode ser impresso, mas pode também ser lido e ouvido na Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura O Nuno escapa À gripe A”.

Sugerem-se várias actividades que podem ser realizadas pelos educadores e professores em parceria com as equipas de profissionais de saúde escolar, de forma a sensibilizar alunos, pais e restante comunidade educativa sobre a gripe.»




"Os pais têm que tomar consciência que se deixam os filhos doentes no Jardim de Infância não só poderão contagiar as outras crianças como poderão eles próprios ser contagiados. Penso que sensibilizar os pais para esta realidade fará com que pensem duas vezes antes de os deixar doentes na escola".
Tomar consciência poderá passar por:

*TER CONHECIMENTO
*RECONHECER QUE ESSE CONHECIMENTO PODERÁ TAMBÉM TER A SUA ORIGEM NOS SENTIDOS
*ACTUAR EM CONFORMIDADE
*ESTAR ALERTA
*TER e SER CONTROLADO


In Jardins Saudáveis

Nunca são demais as medidas de prevenção e controlo em meio escolar, mantendo a calma e não entrando em pânico.

É importante a leitura de outras estórias para o crescimento das crianças, neste tempo de medo e insegurança.

A Sónia mandou-me este link que eu adorei:

Ora espreitem lá!

Obrigada Sónia, Obrigada Glicéria!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXY6S7Fq1vN9jOnlyXllWL0fqwHEwffKRpHcNCed29N9H0JwMr8WiF7WUoEArM40qK2zmxg4J3ERdpq25CuRSF_JBIz4JBeEj1B2GdYi5lQlv8zKJrvUn_IL9JdMZU9qOziFDYCA/s1600-r/smiling-mafalda-91302.jpg
R.S.