quinta-feira, dezembro 31, 2009

FELIZ ANO NOVO!



FELIZ ANO NOVO!
A todos(as) visitantes e amigos(as)

http://presentedealegria.files.wordpress.com/2009/10/31_2916-corda1.jpg

Ano Novo, Vida Nova?

http://www.lakesidesf.org/assets/images/3ChildenWalkingSmall0202.jpg

"Jamais haverá ano novo se continuar

a copiar os erros dos anos velhos"

Luis de Camões


R.S.

domingo, dezembro 06, 2009

O tempo de sonhar ... Natal


Passei, por acaso, pela Fábrica de Letras e encontrei este texto.
Natal também é tempo de reflexão ou deveria ser... além de muita ficção.

"NATAL…O tempo de sonhar na Fábrica de Letras!"

Curiosamente ou não o tempo de sonhar exacerba-se mais pelo Natal.

Na Natalândia, berço originário do Natal, vivem uns seres que são conhecidos como humanos pelos outros habitantes dos planetas vizinhos. Seres de diversas formas e feitios, uns masculinos, outros femininos e outros conhecidos pelos “outros”.

A Natalândia transformou-se por volta dos anos setenta numa democracia onde, com o evoluir da espécie, começou a sobressair a tirania e a porcaria. Seres incómodos e abjectos, estes dois. Ninguém quer acreditar neles, mas a todo o momento aparecem sempre com novidades. A última é que se lembraram de casar com a corrupção. Foi um casamento muito falado por toda a comunicação social, não faltaram prendas, algumas sob a forma de peixe, muita sucata, mas acima de tudo, muito dinheiro bem lavado. A boda durou meses, não foi contínua, mas havia almoços e jantares a toda a hora e todos os dias. Alguns dos convidados, como não podia deixar de ser, estiveram presentes em todos. Pela noite dentro, a particularidade do sexo não foi esquecido e a intensidade com que era praticado foi de tal ordem que alguns ficaram varados.

Na Natalândia não há pobres nem desemprego. Quem quer comer, pode-o fazer em Gabinetes de apoio à família e IPSS, e para dormir há muitos vãos de escada e cantos da rua bem abrigados, onde qualquer cartão serve para minimizar o frio, sim, porque na Natalândia só há frio e gelo no coração dos governantes. Só trabalha quem quer e quem não quer é porque não precisa, até há quem recomende o trabalho aos doentes, porque o trabalho dá saúde!

Na Natalândia, o pai Natal existe, mas foi visto recentemente na televisão entalado numa chaminé, certamente já está livre de perigo porque em qualquer recanto, mesmo nas caixas dos supermercados há enfermeiros.

Na Natalândia não há criminalidade, há afectos, alguns são vividos com intensidade elevada que há quem não resista. É um país curioso, onde a polícia parece ter substituído o gás pimenta por spray desodorizante e hilariante, porque a vontade de rir na Natalândia é tremenda …não há coisas tristes.

Na Natalândia o povo escuta-se um ao outro, não há segredos e com facilidade se trocam os telemóveis, MP3 e outros meios de comunicação, apenas para aderir às novas tecnologias e aos topos de gama.

A Natalândia é uma terra de sonho, onde os pensamentos são diariamente discutidos e a realidade da vida faz inveja aos princípios proclamados por Bakunine, mas onde a palavra saudade, faz cada vez mais sentido.

Saudade de ser criança, saudade de muitos amigos, saudade de sonhar com um Natal onde o nascimento corresponda a uma verdadeira justiça e a um verdadeiro amor.


Saí do meu sonho e nesta Fábrica de Letras quero desejar a todos os que me lerem um Bom e Feliz Natal assim como um ano de 2010 diferente deste que vai terminar…mas para melhor!"

Texto do Melga, elaborado para a Fábrica das Letras

Um EXCELENTE Natal para todos os amigos(as) e Visitantes que por aqui vão passando.
R.S.