A Tuberculose na criança e no jovem (parte I)
Comemora-se hoje o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose.
Actualmente ainda morrem mais pessoas (incluindo crianças e jovens) vítimas de tuberculose (tuberculose multiresistente), em todo o mundo, do que por outra qualquer doença infecciosa.
A Organização Mundial de Saúde estimou a presença de 8 milhões de novos casos de tuberculose activa no mundo somente no ano de 1990, com aproximadamente 2,6 milhões de mortes.
Com o surgimento do Síndrome da Imunodeficiência Humana (SIDA) no início da década de 80, o número de casos da doença aumentou bastante.
A tuberculose é mais comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza, promiscuidade, desnutrição, más condições de higiene, incluindo uma saúde pública deficitária.
Os países com maior incidência nesta doença são a Índia, a China, a Indonésia, o Bangladesh, a Nigéria, o Paquistão, as Filipinas, o Congo, a Rússia e o Brasil.
Nesta linha de pensamento não é difícil de concluir que aproximadamente um terço da população mundial encontra-se infectada pelo bacilo da tuberculose (bacilo de Koch).
Em condições favoráveis - contacto provável com adultos tuberculosos, apenas com o bacilo de Koch no pulmão e que sejam bacilíferos, isto é, que eliminem o bacilo no ar, através da tosse, espirro ou fala; quem tem tuberculose noutras partes do corpo não transmite a doença a ninguém porque não elimina o bacilo de Koch através da tosse; os doentes com tuberculose que já estão a ser tratados não oferecem perigo de contágio porque a partir do início do tratamento este risco vai diminuindo dia após dia, tendo em atenção que 15 dias depois de iniciado o tratamento, é provável que o doente já não elimine os bacilos de Koch - a TB afecta 40% dos lactentes, 25% de crianças entre 1-5 anos, 15% dos jovens numa população aproximada de 10% de adultos:
Apesar das dimensões que atinge, esta pandemia foi durante muito tempo esquecida pelas entidades competentes em todo o mundo. Em 1990, o fluxo total da ajuda externa para esta doença diminuiu para uns escassos 16 milhões de dólares por ano.
Este facto levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar a tuberculose como uma emergência mundial. Feita há 18 anos atrás, esta declaração foi a primeira do género na história da OMS, tendo gerado um efeito positivo em várias áreas de actuação e junto de várias instituições e financiadores internacionais.
Cerca de dez milhões de tuberculosos completaram com sucesso o tratamento ao abrigo da estratégia DOTS (Directly Observed Therapy Short-Course), uma das mais bem sucedidas iniciativas de saúde pública com baixos custos alguma vez implementada a nível mundial. Esta estratégia não só salvou muitas vidas como reduziu activamente a propagação da infecção. O número de países que adoptaram e implementaram a estratégia DOTS (Portugal é um deles) atinge já mais de uma centena e meia, cobrindo mais de 60% da população mundial.
Em Portugal, assistiu-se a uma redução acentuada (cerca de 14%) do nível endémico da tuberculose, directamente associada à melhoria dos índices de desempenho do Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose (PNT), com uma evidente redução da prevalência da resistência aos antibióticos específicos.
Em relação à União Europeia, Portugal é um dos países com maior incidência de casos notificados e com maior expressão dos aspectos que lhe conferem o carácter de infecção emergente.
Faz todo o sentido alertar para a necessidade de salvaguardar e manter a operacionalidade dos serviços dedicados à tuberculose, de forma a enfrentar a doença com sucesso. Os quatro principais desafios implementados pelo Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose foram:
- A implementação da estratégia global DOTS;
- A implementação dos tratamentos personalizados (estratégia DOTS-plus);
- A intervenção activa na comunidade para cura e detecção de novos casos;
- e o Plano de intervenção na co-infecção TB/VIH.
Em Portugal, dos serviços dedicados ao tratamento e prevenção da tuberculose, destacam-se os Centros de Diagnóstico Pneumológico.
O que é então a Tuberculose (TB)?
É pois uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch.
A doença costuma afectar os pulmões mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges. mesmo sem causar danos a nível pulmonar.
Quais são os sintomas mais comuns? São essencialmente: -Tosse persistente, crónica; Como se transmite a TB?
-Febre;
-Existência e persistência de suores nocturnos (dos que ensopam o lençol);
-Dores no tórax;
-Perda de peso, lenta e progressivamente;
-Falta de apetite, anorexia, apatia completa para com quase tudo o que está à volta.
A transmissão do micróbio da tuberculose processa-se pelo ar, através da respiração, que o faz penetrar no nosso organismo. Quando um doente com tuberculose tosse, fala ou espirra, espalha no ar pequenas gotas que contêm o bacilo de Koch. Uma pessoa saudável que respire o ar de determinado ambiente onde permaneceu um tuberculoso pode infectar-se
Note-se que um espirro de um doente com tuberculose projecta no ar cerca de dois milhões de bacilos. Através da tosse, cerca de 3,5 mil partículas são igualmente projectadas para a atmosfera.
Prevenir é o melhor remédio?
É feita através da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que é aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves de tuberculose. É, por isso, obrigatória e tomada por milhões de crianças em todo o mundo.
Bibliografia:
Direcção-Geral da Saúde
Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose
Doenças Transmissíveis
Centers for Disease Control and Prevention – Division of Tuberculosis Elimination -Disponível em Inglês.
Organização Mundial de Saúde – Europa – Centralized Information System for Infectious Diseases – CISIS – Disponível em Inglês, Francês e Alemão.
Stop TB Partnership – Disponível em Inglês.
EuroTB – Surveillance of tuberculosis in Europe– Disponível em Inglês.
29 Comments:
Está aqui um artigo muito interessante, e como futuro profissional de saúde (Enfermeiro) adorei, obrigado pela formação!
abraço...do mando...
Boa pesquisa linda, parabéns. É sempre bom saber estas coisas que por vezes afectam as melhores coisas do mundo - as crianças
Olá Rosa, mais um excelente trabalho.
Nunca pensei que houvesse tanta criança com tuberculose....é mesmo para pensar! Bjinhos,
Joana Santos.
Oi Rosa, gostei deste post.
Muito interessante e quem segue os links fica com uma perspectiva mais alargada do que é a tuberculose e do que se tem feito para combatê-la.
Gostei mesmo". Bjinhos, Miguel.
Olá Rosa, uma excelente pesquisa e um excelente trabalho. Adorei.
Um abraço muito grande, M.P.
Rosa,
Excelente e devinal texto, de informação. Um trabalho fabuloso que deve ser lido por todos.
Parabens
Bjs
Luis
O que se aprende por aqui com a Rosita.
Beijinhos cidadã do mundo
Simplesmente Bel
Muito interessante e elucidativo o te artigo.
gostei de o ler...
não tinha noção que a tuberculose ainda fosse a causa de tantas mortes ... os números são assustadores.
beijinhos
Gostei, parabéns
Epá gostei muito do que li menina. Muito interessante e bastante esclarecedor. Alias, como todos os assuntos aki retratados :)
Bjs
D.
Um excelente artigo, com boa pesquisa e muito interessante!
Excelente artigo; para mim bastante util; sucinto e esclarecedor
Parabèns
bom fim de semana
Oi Rosa, tudo bem?
Um grande abraço, São.
O Blog Cogitare em Enfermagem encerra hoje portas e abre um novo capitulo, ou seja um NOVO Blog que o convido a ver, comentar e participar.
Neste novo espaço teremos agora uma nova rubrica que será assegurada por comentadores externos que iremos convidar para que assegurem a sua opinião sobre determinados assuntos que todos queremos ver esclarecidos.
Em destaque Temos o artigo de Opinião da autoria da Enfermeira Lucília Nunes, sendo já certo que mais e de diversos autores se seguirão preferencialmente um por mês, no entanto se assim for possível ou necessário, colocaremos mais artigos de forma mais frequente.
Estendemos a passadeira Vermelha para que nos possam visitar no novo Espaço agora criado e cujo nome será:COGITARE EM SAUDE.
Pediamos era para actualizar o Link para o novo blog.
Abraços e bom fim de semana.
Ps: Parabéns pelo artigo pertinente e actual, ao melhor nível.
Olá Rosa, um tema interessante e bem trabalhado...mas da Rosa já sei o que vem, qualidade na formação, ligada à aplicabilidade de uma maneira de trabalhar sempre em prol da educação, uma das suas paixões, senão a maior.
Bjinhos, A.R.
Bem menina, espero q esteja tudo bem contigo.
Desejo-te uma boa semana :)
Bjs
D.
Olá Rosa!! Hoje vim terminar de ler esse belo artigo!! ;)
Parabéns pelo trabalho!!
Beijinhos e uma linda semana
olá!Passei pra avisar que o Criancices foi um dos blogs escolhidos por mim para a campanha da amizade. Passe no meu blog e leia o depoimento ok? beijinhos e parabéns!
olá !Passei pra avisar que seu blog foi um dos blogs escolhidos por mim para a campanha da amizade. Passe no meu blog e leia o depoimento ok? beijinhos e parabéns!
http://sandrinhaeospequeninos.blogspot.com/
Olá!Sou eu mais uma vez...como gosto muito do seu blog, não pude deixar de nomeá-lo uma vez mais...por isso está na minha lista para receber um selo especial!Visite o meu blog para ver...bjs***
R.S. só para lhe perguntar para quando a segunda parte deste post faboloso?...
Abraço!
Rosa Excelente artigo, para quando a Segunda Parte ?
Pedia-te só para alterares nos teus Links o nosso novo endereço! Obrigado pela Visita !
Olá!
Gostei muito deste artigo.
Bom fim de semana D.Rosa :)
Bjs
D.
Oi Rosa!
Realmente parabéns pelo post, super informativo!;)
Que tenhas um ótimo final de semana.. beijos!
Excelente informação. Parabéns!
Olá, Rosa!
Mais um excelente trabalho de cariz científico.
Felizmente que em Portugal, depois da mortandade causada pela tísica, salvo erro no início do século passado, que o Estado (honra seja ao Estado Novo) quasi irradicou a doença.
Fico a aguardar a conclusão e, porque não, um trabalho sobre essa pandemia do tempo dos meus avós.
Beijinhos
Passando pra dizer q sempre dou uma olhadinha no seu blog!
Eu aprovo!
Passando pra dizer q sempre dou uma olhadinha no seu blog!
Eu aprovo!
Enviar um comentário
<< Home