CRIANCICES - UM PROJETO, UM SONHO, UM FUTURO
Blog onde se informa, reflecte, dialoga e/ou discute temas direccionados com a saúde e educação que têm a ver com a criança, adolescente e sua família e NÃO SÓ... [ARQUIVO] Atenção: Blog visualizado no Mozilla Firefox a 100%
13 Comments:
Os enfermeiros são uma classe esquecida, porque:
1ª - Os seus antecessores não eram licenciados.
2º - A classe médica não deixa o preconceito de superioridade;
3º - Os ministros têm sido sempre médicos ou seus próximos.
4º - Os enfermeiros não têm elementos nos órgãos de soberania (governo ou Assembleia da República-deputados)que os defendam, ao contrário dos médicos e dos professores.
Estes factores retratam o que tem impedido os enfermeiros serem reconhecidos como qualquer licenciado , seja ele professor , seja qualquer licenciado em direito, historia, sociologia, etc... etc... etc... já para não referir a classe médica portuguesa...
Toda a gente vos adora, vos admira, vos reconhece a responsabilidade, a competência, a entrega, o sacrifício da vida pessoal, etc, mas não vos pagam para isso!
Jaime Rodrigues
Sou professor e marido de uma enfermeira.
Porque é que a vossa Ordem não faz uma campanha pública para contribuir para o vosso reconhecimento junto
desse público?
Claro que isto custa muito dinheiro, mas não deve causar grande mossa nas finanças dessa figura intangível chamada "ordem dos enfermeiros". A ordem deveria sair do marasmo em que vive e acordar para o mundo em que vivemos, tire a cabeça da areia e veja que a enfermagem em Portugal já não é um grupo de senhoras com muito boa vontade (com saias compridas e lamparinas) que quer ajudar os que sofrem, é uma classe com formação superior e constante, com conhecimentos muitíssimo vastos, que vão até ao pós-doutoramento.
Boa Sorte!
Ultimamente tenho percebido que os enfermeiros andam muito preocupados com a falta de reconhecimento por parte da sociedade.
Contudo, a "classe" de enfermagem deveria reflectir acerca:
- Que imagem sócio-política querem; - Que enfermagem querem;
- Que apoios querem ter....
Sobretudo: QUE ENFERMAGEM?
Se os enfermeiros continuarem de costas viradas, consoantes os sectores (ensino, hospital, UCS), onde estão, o futuro é NEGRO!
A minha irmã é enfermeira e está a ponderar mudar de profissão devido à desunião, maldicência, incoerência e falta de auto-estima que reina entre os enfermeiros.
Rita Moreira
Olá Prof. Rosa:
Para rir....
As pequenas diferenças na sublime arte do banho...
Seguir link.
Uma ex-aluna, 7.ºCLE.
Sempre convosco!
Luz
PS. Rita
A sociedade não se esquece apenas dos enfermeiros. Esquece-se também dos professores, dos bombeiros, das forças de segurança e de todos aqueles que dão a vida pela sua gente... Porque neste momento a sociedade só dá vaçlor ao que não presta e a futilidades. Por isso esta greve não é apenas dos enfermeiros, mas de todos nós, os que queremos uma sociedade melhor e mais justa!
Convosco
Luz
Estou de acordo com a Maria Da Luz, a sociedade, infelizmente, só dá valor ao que não tem valor, como futilidades e outros afins, por isso é que a sociedade não reconhece os professores, os enfermeiros, os educadores, os assistentes sociais, os polícias, os militares, os bombeiros, enfim todas as pessoas que deveriam ser reconhecidas pelo seu valor e ajuda às populações.
Apoio a luta dos enfermeiros a 100%.
Rosário Coelho, Professora de Biologia do Secundário.
Um grande abraço para ti, Rosa.
Hospital Particular de Guimarães tenta contratar Enfermeiros por 300 euros
fonte: GuimarãesNegócios
O Hospital Particular de Guimarães , abriu estas inscrições em 2009 , mas ao que parece , não tem tido muito sucesso , as condições oferecidas aos enfermeiros parece ser uma afronta a estes profissionais .
Pelas informações que nos foram fornecidas e as que se espalham pelos fóruns de enfermagem , indicam que numa primeira etapa o Hospital vinha a oferecer contratos do tipo , 4 meses sem remuneração ( como experiência ) ,e só depois passariam a um salário mínimo nacional a recibos verdes.
A novidade aqui, é que os gestores não tendo sucesso terão mudado algumas condições , oferecem agora , 1 mês sem remuneração , 6 meses de 200 a 300 euros e depois logo se verá , uma 'mudança' que parece afrontar ainda mais os profissionais e mais parece ser , um acto de provocação , se os enfermeiros, são licenciados e são remunerados a este fantástico valor , nem me questiono quanto receberão os que lá trabalham e não o são.
Diga-se que esta é uma atitude pouca digna e sem escrúpulos de qualquer instituição pública ou privada, se isto não é uma exploração pública então o que é?!
notícias na NET!
Sou Professor de Matemática.
Apoio a vossa luta, pela vossa dignificação profissional, mas revejam a tabela dos professores, não ganhamos tanto coo se pensa no inicio da carreira.
Informe-se melhor.
BOA sorte!
Hoje, amanhã e depois vou estar de greve. Eu não gosto destes dias e que fique, desde já, esclarecido: "NENHUM ENFERMEIRO GOSTA DE FAZER GREVE!" Entendemos todos, perfeitamente, a revolta mais ou menos agressiva de todos os doentes que estão dependentes dos nossos cuidados. Entendo , menos bem, os auxiliares que tentam substituir o enfermeiros nas suas actividades, mas estes sentem-se sempre inseguros em saber, exactamente, o seu lugar na cadeia hierárquica. Não entendo, de modo nenhum, a pressão exercida sistematicamente, por alguns elementos da classe médica, de modo a tentar de, forma insidiosa e agressiva, colocar os utentes contra os enfermeiros e tentam mesmo substituí-los nas suas funções. Agradeço a boa-vontade de facilitar a vidas dos enfermeiros, mas assim como não considero o enfermeiro auxiliar do médico, não gostaria de ter o médico como auxiliar de enfermagem! Hoje a pressão sobre os meus colegas foi tal que alguns utentes internados, revoltados, tentaram fazer Greve de Fome! Sinceramente, agradecemos estes sentimentos, tão sinceros de solidariedade, nunca pensámos que a nossa luta tivesse um eco tão compreensivo, espero sinceramente, que a Nossa Ministra da Saúde e quem sabe, Todo o Governo se solidarize com os ENFERMEIROS e iniciem HOJE e PARA SEMPRE uma GREVE de FOME, pelos enfermeiros! OBRIGADA!
De uma revoltada em dia de greve
Rosa deixamos no Cogitare os videos e noticias do 1º dia de greve . amanha entupimos a VCI .
Boa Greve a todos e continuemos que 95 % é excelente !
CORAGEM!
"Uma greve muito complicada de gerir em termos de opinião pública pela única classe profissional que, para além dos professores, tem mostrado garra na defesa dos seus direitos e da sua dignidade contra um Governo refém dos caprichos jardinescos e sem lobbies de bastidores........"
Bjinhos Rosa!
Uma bela composição, este post!
Parabéns Rosa,
Bjinhos da Marisa
Deixamos in Cogitare em Saude :
Fica na história a Maior Manifestação Enfermeiros…(Vídeos do Momento)
Enviar um comentário
<< Home