terça-feira, agosto 01, 2006

As crianças e os cuidados a ter na praia ...

Nesta altura do ano, a grande maioria dos pais encontra-se empenhada nos preparativos para férias ou já se encontra nelas. Contudo, os pais devem pensar em optar por locais apraziveis, onde exista a possibilidade das crianças (as suas e as outras) interagirem de modo a brincarem umas com as outras.
Se os adultos procuram essencialmente descansar, carregar "baterias" e quebrar rotinas do dia-a-dia, as crianças sentem falta de diversão, companhia, novas experiências e muito afecto ... e os pais devem ter cuidados especiais com as crianças, para que não tenham surpresas desagradáveis, tais como:
- Evitar sempre as horas de maior calor (entre as 11 e as 16 horas) : dirija-se à praia, com elas na parte da manhã, cedinho e à tarde quando a incidência dos raios solares é mais fraca;
- Aplicar-lhes sempre um creme com factor de protecção igual ou superior a 25, se a pele for branca, se for morena igual ou superior a 20;
- Ter o cuidado de oferecer bastantes líquidos (água, sumos naturais, chás frescos...) com relativa frequência, para evitar a desidratação provocada, em parte, pela excessiva transpiração devido ao calor;
- Ter em atenção que as crianças até à idade de um ano devem estar pouco tempo na praia ou na piscina e sempre à sombra;
- Após esta idade, as crianças já podem estar ao sol, mas não devem ficar paradas, usando sempre chapéu e camisa de algodão;
- Evitar a permanência de crianças em visturas estacionadas ao sol;
- Não colocar nas crianças perfume, nem outros cosméticos que tenham álcool.

No que diz respeito à prevenção de afogamentos que, infelizmente, são um acontecimento frequente devem ser tomadas as seguintes medidas:
- Vigiar atenta e permanentemente as crianças e nunca as deixar sozinhas;
- Utilizar sempre dispositivos de segurança, como por exemplo: bóias, braçadeiras e coletes, adaptadas à idade;
- Ensinar as crianças a nadar o mais cedo possível;
- Mesmo que as crianças saibam nadar é necessário sempre que o adulto esteja próximo e atento às brincadeiras, principalmente quando brincam com barcos e colchões de água.
- Não deixar mergulhar, as crianças, em sítios desconhecidos e não permitir saltos mortais ao entrar na água;
- Evitar dar refeições "pesadas" e aguardar três horas antes da criança entrar na água;
- Preferir sempre praias vigiadas e com bandeira azul.

Após uma queimadura solar deve-se evitar nova exposição ao sol, aplicar compressas com água fria ou soluções refrescantes e nunca com álcool, pode colocar manteiga ou óleos gordos sem nunca rebentar as bolhas.
As queimaduras solares podem ser graves em bebés e crianças mais pequenas, podendo originar febre, bolhas na pele e dor, e ser necessário recorrer ao médico.

Em situações extremas de exposição ao calor podem surgir os chamados golpes de calor que, pela sua gravidade, podem obrigar a cuidados médicos de urgência.
Os golpes de calor surgem quando o corpo não consegue controlar a sua própria temperatura, os mecanismos de transpiração falham e a temperatura sobe rapidamente podendo, em pouco tempo, atingir as 39ºC.
Esta situação pode manifestar-se por febres altas, pele vermelha e quente sem suor, aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça, náuseas, confusão e até perda de consciência.
Perante estes sintomas deve-se procurar um lugar fresco e deve-se baixar a temperatura do corpo com um banho de água tépida e procurar ajuda médica.

7 Comments:

At 4:37 da manhã, Anonymous martimlopes said...

Cuidados importantes e que se devem redobrar neste tempo tão quente a bem das crianças. Gostei do post e do blog...faltava na blogsfera um blog direccionado à enfermagem da criança. A autora está de PARABÉNS!
OBRIGADO por partilhar connosco, cibernautas enfermeiros, este cantinho tão dedicado.

 
At 10:37 da tarde, Anonymous beatriz nunes said...

outros perigos:o peixe-aranha, os ouriços-do-mar, as alforrecas e não esquecer !!!! os motoqueiros de água!!!!

 
At 4:47 da tarde, Anonymous luísa moreira said...

Não esquecer é a qualidade das águas, algumas praias têm água contaminada e imrópria para as crianças tomarem banho!!!!!!!!!!!

 
At 11:47 da manhã, Anonymous joaquim neto said...

Gostei sinceramente do blog! Prometo voltar.....

 
At 12:00 da tarde, Anonymous bia alves said...

Os perigos para as crianças e jovens são muitos,mais do que julgamos às vezes......gostei muito do teu blog...continua o bom trabalho .....um abraço de uma colega que não te esqiece, jinhos, tchau,Rosa

 
At 8:19 da manhã, Blogger Rosa Silvestre said...

Agredeço todos os comentários!bjinho e abraços consoante o que deve ser!!!

 
At 5:05 da manhã, Blogger Praia do Rosa said...

Época de observação das Baleias Franca, na região de Imbituba,reserves sua hospedagem
maiores informações pode obter via site:
http://www.praiadorosa.blog.br

 

Enviar um comentário

<< Home