sábado, maio 31, 2008

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho

Comemora-se em 1 de Junho de cada ano
o Dia Mundial da CRIANÇA

Porque todas as crianças
têm o sonho no futuro,
no respeito, no amor e na paz...




Os Dez Mandamentos das Crianças aos Pais

1. As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola. As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.

2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor, sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.

3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor. deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.

4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo durante todo o tempo. Tratem-me como desejariam ser tratados.

5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor, percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

6. Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas. Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.

7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.

8. Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.

9. Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

10. Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, justa e humana.


DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

A ONU consagrou o ano de 1994 como o Ano Internacional da Família, sobre o tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação”, declarando o dia 15 de Maio como o Dia Internacional, consagrando a família como “a pequena democracia no coração da sociedade. Na década de 1990, foram focadas questões relacionadas com a família, agrupadas em cinco grandes temas: direitos humanos, reforço das famílias, situação e necessidades das crianças, promoção das mulheres e erradicação da pobreza.

Pais não esqueçam:

Declaração Universal dos Direitos da Criança

Para os mais pequeninos:





O que é o Dia Mundial da Criança?


DO CRIANCICES
RS.

23 Comments:

At 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Rosa, uma mensagem muito bonita para um dia bonito: o Dia Mundial das Crianças.
Bjinho, Joana Santos

 
At 4:13 da tarde, Blogger Um Poema said...

...
Amiga,
É uma das mensagens mais bonitas que me foi dado ler.
Gostei particularmente dos 10 Mandamentos das Crianças aos Pais.

(Gostava de saber se esta família feliz é a tua?)

Um abraço

 
At 1:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

estes mandamentos deveriam ser enviados a todos os pais!...
"porque o melhor do mundo são as crianças"...
abraço...do mando!

 
At 10:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Linda mensagem, está lá tudo, tudo o que é simples mas precisamos de saber.

beijocas

 
At 9:53 da tarde, Blogger Ana said...

Oi amiga.
Voltei ao mundo do blogs após algum tempo e claro que não podia deixar de vir aqui.
Todos os dias são dias da criança. Apenas por um dia é lembrado que no mundo inteiro elas sofrem e não têm os devidos cuidados e amor que merecem.
Se cada um fizesse a sua parte era meio caminho andado para um mundo melhor.
Beijos

 
At 12:39 da manhã, Blogger Unknown said...

O melhor no Mundo são as crianças.... Como tudo parece facil quando dito ou visto pelos olhos de cuma criança.

Nós é que por vezes complicamos!

 
At 3:22 da tarde, Blogger Dreamaster said...

Ora aki tá uma coisa bem feita e bem pensada. Mas duvido q muitos pais ponham em pratica. Muitos deles tratam os filhos com um verdadeiro fardo q carregam.

Bjs
D.

 
At 7:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá Rosa, li a tua mensagem em fora de texto e gostei, sobretudo os dez mandamentos dos pais. Hoje em dia, muitos pais demitem-se do seu papel de educadores e exigem que outros o façam: é o caso dos professores e dos educadores de infância que, são muitas das vezes, postos em causa pelos pais por tarefas que lhes deveriam pertencer por direito. Enfim vivemos nesta sociedade excessivamente mediatizada pelos masssmedia e até meio brutalizada, se me entendes, Bjinhos, RC

 
At 10:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rosa, tudo bem? Espero que sim, amiga. Pois é dia da criança deveria ser todos os dias, mas infelizmente não o é. Enquanto existir pedofilia, exploração do trabalho infantil, prostituição infantil e outros crimes contra a criança o dia da criança é mesmo negro!
Bjo do Miguel.

 
At 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi Rosa,tudo bem?Uma bela mensagem neste teu texto. Obrigado pela partilha. Um abraço.

 
At 5:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Rosinha, gostei deste post muito alegre, sobretudo no final!
Beijocas da Margarida

 
At 1:40 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Joana, onde tens andado?
Bjinho da RS.

 
At 1:44 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Vitor ... os dez mandamentos todos os pais os deveriam ler....mas será que com a vida stressada que os mesmos levam há disponibilidade para isso?.
Obrigada pelas gentis palavras. A minha família que não é perfeita (será que há alguma perfeita?)na medida do possível é feliz, acho eu.
Um abraço, RS.

 
At 1:46 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Mando, efectivamente os melhor do mundo são as crianças. o que seria do mundo sem os risos e gargalhadas das crianças? nem quero pensar...abraço da RS.

 
At 1:46 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Sónia, beijocas também para ti!
Obrigada pela visita!RS.

 
At 1:48 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Ana, efectivamente se todos os adultos respeitassem as crianças e lhes ensinassem como se devem respeitar uns aos outros o mundo seria diferente. Uma beijoca para ti da RS.
Ainda bem que regressaste!

 
At 1:49 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Vera, pois é a criança é simples mas o adulto complica tudo, nem mais. Bjinho para ti, volta sempre, RS.

 
At 1:52 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá D. na realidade nem todos sabem ser pais e as crianças é que sofrem ...pois se a elas lhes fosse dado o poder de escolher ...mas como tal não acontece vão aguentando os pais que têm, muitas vezes, eles próprios muito imaturos...mas enfim, é a vida!
RS, bjinhos.

 
At 1:54 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Rosário sê bem vinda, entendo tudo o que me dizes...o mais difícil é o não poder fazer nada para alterar muita coisa que não está bem, mas vai-se denunciando umas e outras...enfim cada um faz o que pode. Bjinho da RS.

 
At 1:57 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Miguel tudo bem contigo? Espero que sim.Dia da criança deveria ser todo o dia...pois por isso mesmo é que se vai assinalando um dia no ano, porque esse conceito não se aplica nos outros dias, não é?
Bjinho, RS.

 
At 1:58 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá João, olá Margarida, MUITO OBRIGADA pela força e beijinhos para vocês da RS.

 
At 1:03 da manhã, Blogger Dreamlu said...

Rosa...lindo poema, lindas imagens e lindo sentimento!Adorei!É sempre bom visitar-te...e descobrir boas surpresas. beijokas***

 
At 1:06 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Obrigada Dreamlu pela visita amiga.És sempre bem-vinda. Beijocas, RS.

 

Enviar um comentário

<< Home