domingo, outubro 01, 2006

Quem não se recorda da "boneca"?

Quem (das meninas e ... dos meninos que, na maioria das vezes, adoravam irritar, sempre que possível e quando apetecível, as manas, quando lhas tiravam...) não se recorda da sua boneca, fruto de inúmeras brincadeiras, fosse ela de trapos, de porcelana, de borracha ou de plástico?

"Deixando a bola e a peteca,

Com que inda há pouco brincavam,

Por causa de uma boneca,

Duas meninas brigavam.


Dizia a primeira: "É minha!"

— "É minha!" a outra gritava;

E nenhuma se continha,

Nem a boneca largava.


Quem mais sofria (coitada!)

Era a boneca. Já tinha

Toda a roupa estraçalhada,

E amarrotada a carinha.


Tanto puxaram por ela,

Que a pobre rasgou-se ao meio,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o recheio.


E, ao fim de tanta fadiga,

Voltando à bola e à peteca,

Ambas, por causa da briga,

Ficaram sem a boneca."


Olavo Bilac (1865-1915)
poeta brasileiro

10 Comments:

At 4:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é um autor de poemas e poesia muito conhecido nos meios literários brasileiros, mas não nos portugueses.
Valeu?!!!!Adorei teu blog!
Para melhor conhecer Olavo Bilac, clicar em
http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=Olavo+Bilac

 
At 2:49 da tarde, Blogger Tiago Ramos said...

Obrigada pela visita ao meu blog "A Vida do Baltasar"!

 
At 10:20 da tarde, Blogger António said...

Olá, Rosa!
Desta vez já me pude aperceber do tema básico do teu blog.
O leader dos "Santos e Pecadores" não se chama também Olavo Bilac?
Será descendente do poeta brasileiro que aqui reproduziste?
Obrigado pela visita à casa do Engº Costa Lima...eh eh.
Podes crer que a coisa vai animar...

Beijinhos

 
At 11:15 da tarde, Blogger Crónicas de Ariana said...

Todos nos recordamos, claro que sim.

BJS :)

 
At 7:40 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá tigui,não tem de quê!continue com a criatividade em alta...
Olá antónio, obrigada paela retribuição da visita a criancices. Efectivamente o leader dos "Santos e Pecadores" também se chama Olavo Bilac. Coincidência? Não sei, o poeta era brasileiro e esteve a viver na Europa, vai daí ...tudo é provável neste mundo de loucos!
crónicas de ariana, pois é amiga todos efectivamente nos recordamos da "boneca"...bjinhos.

 
At 9:45 da manhã, Blogger Nana said...

Visitei este blog depois de ter visto um comentàrio num outro blog que gosto de lêr.
Gostei !
Sou educadora de infancia, a viver em França hà 18 anos.
Trabalho tomando conta de crianças em minha casa (assistante maternelle agrée). Gosto de me documentar sobre a infância, e penso que vou continuar a visitar o seu blog.

As bonecas ! Eu fui "mãe" das minhas e das das minhas irmãs. Talvez venha daì a minha vocação (que devo dizer foi bastante precoce).
Uma vez, um dos meus irmãos, "raptou" e mutilou uma das minhas "filhas" (cortou-lhe o pescoço). Foi tal a tristeza que lhe fiz o enterro. Mas nunca a esqueci, nem este épisodio ...
Obrigada pelo seu blog.

 
At 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bonecas quem não gosta delas?
Encontrei este site de como construir bonecas..http://www.singer.com.br/eu-que_fiz/
dicas_ideias/listagem.asp?cod_ctd_area=bonecas

muito interessante!

 
At 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gosto muito do blog1!Adoro as músicas postadas por aqui!um grande beijinho!

 
At 5:21 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá nana, anónimo e margarida, voltem sempre!bjinhos!

 
At 5:23 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

A boneca também é necesária no hospital à criança, funcionando como terapia! Num post mais adiante falarei nisso. Voltem sempre!

 

Enviar um comentário

<< Home