Os Doutores Palhaços ...
Michael Christensen, nome desconhecido entre nós, foi o fundador e director do Big Apple Circus de Nova Iorque (http://www.bigapplecircus.org/About/Bios/MichaelChristensen/). Christensen, ou melhor, o palhaço Mr. Stubs como era conhecido, criou um grupo de artistas - a Clown Care Unit - treinados para visitar crianças nas enfermarias pediátricas há cerca de 20 anos (facto inédito até essa altura).
Michael esclarece que a Clown Care Unit (http://www.bigapplecircus.org/CommunityPrograms/ClownCare/) não foi uma ideia programada, que aconteceu por acaso.
Como? "Foi uma coisa que emergiu na minha vida em 1985, quando o meu irmão morreu de cancro. Era o meu único irmão e fiquei arrasado com a sua morte.
Então fiz o compromisso solene de servir a comunidade como pudesse e aí surgiu a ideia".
Deambulou pelos hospitais com o sentido de perceber quais eram as figuras de autoridade naquele contexto, percebendo imediatamente que eram os médicos.
Prossegue afirmando "voltei para o circo e com dois companheiros tentei arranjar formas de subverter e parodiar esse facto".
Foi assim que Mr. Stubs se transformou no Dr. Stubs com o curso de medicina mais rápido de sempre, o de fazer sorrir essencialmente as crianças doentinhas.
O Dr Stubs começou a visitar regularmente as crianças, dando inicio a um projecto-piloto de cinco semanas no mesmo hospital.
Refere Michael que "nessas cinco semanas aprendi muito do que sei sobre o trabalho dos palhaços no hospital".
"Nos primeiros dias, quando visitávamos uma criança, a seguir corríamos até à enfermeira e perguntávamos porque estava ali. Ao fim de um hora andávamos a arrastar-nos pelo hospital, desanimados. Resolvemos deixar de perguntar. Foi assim que percebemos que nós não estamos lá para resolver o que está errado com eles, mas para realçar o que está bem."
Foi deste projecto-piloto e de outros não menos importantes, como por exemplo os Palhaços da Alegria no Brasil, que em parte surgiu em Portugal a Operação Nariz Vermelho (http://www.narizvermelho.pt/pt/accao.html), onde trabalham equipas de "Doutores Palhaços" que habitualmente estão presente com as suas “consultas” semanais em oito hospitais: IPO de Lisboa, Hospital Dona Estefânia, Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital Santa Maria, Hospital São Francisco Xavier, IPO Porto, Hospital Pediátrico de Coimbra e Centro Hospitalar de Cascais.
O reconhecimento da Operação Nariz Vermelho concretizou-se com a atribuição do prémio ‘Hospital do Futuro’- venceu a categoria de "Serviço Social" - à Associação Nariz Vermelho que tem como objectivo destacar e galardoar as pessoas e organizações que mais contribuem para o desenvolvimento das instituições de Saúde, iniciativa do Fórum Hospital do Futuro .
Os Doutores Palhaços em Portugal trabalham em duplas e visitam semanalmente cada hospital, direccionando o seu trabalho para a amenização da relação das crianças com o ambiente hospitalar, utilizando técnicas pedagógicas e artísticas que estimulam e ajudam a elevar o estado de espírito, transmitindo mais confiança, optimismo e auto-estima às crianças e jovens internados, essencialmente nos serviços de Pediatria.
Está comprovado cientificamente que as visitas regulares dos Doutores Palhaços criam efeitos directos muito positivos (alegria, satisfação, contentamento, prazer) e efeitos positivos mais tardios (confiança, optimismo, elevação da auto-estima) não apenas nas crianças e jovens internados como também nos seus familiares e nos profissionais de saúde que aí trabalham (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadoras de infância, auxiliares de acção médica), pois as relações criadas com todos os intervenientes ajudam a suportar harmoniosamente a hospitalização do utente pediátrico (criança, jovem e família).
E acreditem que é verdade pois já sorri e gargalhei, muitas vezes, na presença dos Doutores Palhaços!
Bibliografia:
http://jn.sapo.pt/2005/07/06/grande_porto/palhacos_ajudam_a_curar.html
http://www.medi.com.pt/medicom/outrosartigos_dentro.asp?id=291
http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2036/paginas/noticias%2036.html
18 Comments:
En França, também hà palhaços nos hospitais e jà tenho assistido a documentàrios na televisão sobre eles. São muito importantes. Acho que nos hospitais jà se aperceberam que o riso é uma optima terapia. E também um ambiente alegre, com pinturas engraçadas nas paredes, em vez daquelas paredes brancas e frias ...
Outra coisa ainda é os brinquedos e jogos que possa haver no Hospital, assim como a possibilidade de "ter aulas" para os doentinhos de longa duração ...
Olá!
Mais um excelente trabalho que me permitiu aprender coisas que desconhecia.
Blogs como o teu são importantes.
Obrigado!
Obrigado também pela tua visita e comentário.
Beijinhos
Olá!
Desta vez é só dizer "obrigado" pela visita e pelo comentário.
Beijo
Adorava que o meu menino fosse a uma consulta assim. Ach que até eu estaria mais tranquila. Beijinhos
É um projecto que tem dado resultados fantásticos!
Vi uma reportagem desses homens e mulheres no Iraque antes da invasão americana!
Fiquei impressionadíssimo!
Olá!
Mais um obrigado pela visita e comentário.
Beijinhos
Excelente conteúdo, graficamente cativante! Os meus parabéns pelo bom blog ,vou voltando!
Atentamente!
Sérgio Sousa
http://enfermagemsu.blogspot.com/
Nana: Em Portugal também existem aulas para os doentinhos de longa duração, e outros tipos de terapia que irei abordar num próximo post! Obrigado pela visita e bjinhos.
António, obrigada pelas visitas e pelos comentários, bjinhos!
mfc: obrigado pela visita e pelo comentário, passa sempre que puderes por aqui, volta sempre!
life_passanger: gosto do teu blog e dos comentários ao Criancices, passa sempre por aqui sempre que puderes!Atentamente, rosa silvestre!
Grilinha: pode ser que a consulta para o teu menino algum dia tenha por perto um doutor palhaço, pois se o projecto se estender a todas as instituições do país, isso pode vir a ser provável. Beijinhos para ti e para o teu menino!
O meu blog teve uns problemazitos de "aparição", mas já está tudo normalizado.
Acho esta ideia dos Dr.s palhaços muito bonita... é bom ver no hospital a cura e não a tristeza que pode existir em cada tratamento...
Bjs
Quando encontro os Doutores Palhaços no bar do hospital onde trabalho não é que fico bem disposta?
abraço
Olá!
Mais um obrigado pela visita e comentário.
Beijinhos
Crónicas de Ariana:
Ainda bem que o crónicas de Ariana normailizou a sua situação...já sentia saudades!
Relativamente aos Doutores Palhaços, realmente fazem parte de uma terapia: a terapia pelo humor!
PARABÉNS AOS DOUTORES PALHAÇOS a bem das crianças!
Suminha: também penso que são homens e mulheres com letra grande!Obrigado pela visita e volta sempre!
António: Obrigado mais uma vez pela visita!
Oa Doutores Palhaços fazem toda a gente ficar bem disposta, Ena Rot!
Obrigada pela visita e bjinho!
Enviar um comentário
<< Home