quarta-feira, julho 30, 2008

Ainda a preocupação com as queimaduras solares

Na maioria das vezes existe a tendência para pensar que as queimaduras são todas iguais e isso não corresponde à verdade.

Os lactentes e as crianças são especialmente sensíveis aos efeitos do sol.
O cabelo e a pele de tonalidade clara podem intensificar a susceptibilidade às queimaduras solares, mas mesmo a pele de tonalidade morena ou negra podem sofrer queimaduras graves e devem ser protegidas antecipadamente. Os raios solares são mais fortes entre 10:00 horas e 14:00 horas e em altitudes mais altas. O reflexo da água, a areia ou a neve podem intensificar os raios vermelhos solares. A exposição ao sol pode causar queimaduras de primeiro e segundo graus.

Não existe o denominado "bronzeado saudável". Os anos de exposição ao sol sem protecção causam envelhecimento prematuro da pele. O "cancro" de pele geralmente aparece na idade adulta, mas é causado por exposição ao sol e queimaduras solares ocorridas na infância. O melanoma maligno é conhecido como o mais grave destes cancros e pode ser prevenido protegendo as crianças dos raios solares prejudiciais.
As cataratas também se podem originar de anos de exposição ocular ao sol sem protecção.


As queimaduras solares ocorrem quando a quantidade de exposição ao sol ou à outra fonte de luz ultravioleta ultrapassa a capacidade do pigmento protector do corpo, a melanina, de proteger a pele. As queimaduras solares numa pessoa de pele muito clara podem ocorrer em menos de 15 minutos de exposição ao sol do meio-dia, enquanto que uma pessoa de pele escura pode tolerar a mesma exposição por várias horas.


Ao contrário de uma queimadura térmica, a queimadura solar não aparece imediatamente. Quando a pele começa a ficar dorida e vermelha, o dano já foi causado. A dor é mais intensa no período entre 6 e 48 horas após a exposição solar. No caso de queimaduras solares graves, pode ocorrer a formação de bolhas na pele. É comum aparecer inchaço (edema) cutâneo, especialmente nas pernas. As queimaduras solares libertam toxinas, por esta razão, pode ocorrer febre. Geralmente a descamação da pele começa após 3 - 8 dias da exposição solar.
A pele é um órgão complexo e composto por duas camadas: a epiderme, a mais externa; e a derme, a mais interna. As queimaduras classificam-se pela profundidade da destruição dessas camadas da pele em:
- Queimadura de primeiro grau: é a mais superficial, pois compromete só a epiderme, e a área queimada apresenta-se avermelhada e dolorida (por exemplo, queimaduras solares);

- Queimadura de segundo grau: é de média profundidade, comprometendo a epiderme e parte da derme e se caracteriza pela presença de bolhas na área queimada (por exemplo, queimadura por água ou óleo quente);
- Queimadura de terceiro grau: é a mais profunda e mais grave, compromete a epiderme e toda a derme, podendo apresentar diversos aspectos quanto à coloração, que pode ir da lesão esbranquiçada ao amarelo, castanho ou negro (por exemplo, queimaduras eléctricas ou por chamas)

Ultimamente têm sido desenvolvidos protectores solares muito eficazes, que protegem contra UVA e UVB (ondas curtas e longas de luz ultravioleta) que são os componentes da luz solar responsáveis pelas queimaduras e alterações cancerosas na pele.
Recomenda-se o uso de protector solar, roupas protectoras e óculos de sol com protecção ultravioleta, a fim de evitar a exposição excessiva ao sol.


O meu filho queimou-se. O que fazer? As queimaduras solares habitualmente superficiais são consideradas as menos graves. Contudo como todas as queimaduras apresentam perigo, e nesse caso devem ser avaliadas por um médico.

Após uma queimadura solar deve-se evitar nova exposição ao sol, aplicar compressas com água fria ou soluções refrescantes (exemplo: leite frio) e nunca com álcool, pode colocar manteiga ou óleos gordos - se as regiões da pele estiverem levemente avermelhadas (queimadura muito muito superficial) mas não convém colocar se a zona estiver muito avermelhada, sinal de que a queimadura é mais intensa - neste último caso, não aplicar manteiga ou óleos gordos pois existe a tendência de agravar a situação (o médico pode prescrever um creme a base de esteróides para tratar estes casos), nem lavar a pele queimada com sabonete adstringente ou rebentar as bolhas (se as houver, acontece em queimaduras mais graves).
Se tiver bolhas, a criança deve ser observada o mais rapidamente possível pelo pediatra e, até lá, deve evitar que ele as rebente, o que, às vezes, se torna difícil pela pouca colaboração da criança (tente distraí-lo) porque pode provocar uma infecção.

Em situações extremas de exposição ao calor podem surgir os chamados golpes de calor que, pela sua gravidade, podem obrigar a cuidados médicos de urgência.
Os golpes de calor surgem quando o corpo não consegue controlar a sua própria temperatura, os mecanismos de transpiração falham e a temperatura sobe rapidamente podendo, em pouco tempo, atingir as 39ºC.
Esta situação pode manifestar-se por febres altas, pele vermelha e quente sem suor, aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça, náuseas, confusão e até perda de consciência.
Perante estes sintomas deve-se procurar um lugar fresco e deve-se baixar a temperatura do corpo com um banho de água tépida e procurar ajuda médica.


Não tenha receio em procurar ajuda médica se:
A criança tiver sinais de choque (desmaio, tonturas, sede intensa, respiração rápida, pulso acelerado, palidez, pele fria ou viscosa) ou sintomas como náusea, vómitos, febre, calafrios e bolhas; dor ocular e sensibilidade à luz; se a queimadura for muito grave e dolorosa (poderá haver necessidade de fazer um analgésico).

E não se esqueça, vigie as suas crianças:

Correr e brincar à vontade na praia é o sonho de qualquer criança. Contudo o perigo pode espreitar. Basta um pequeno descuido para que os miúdos se aventurem na água, se percam na extensão do areal ou vão atrás de alguém que os chame ao passar. Vigie todos os seus movimentos. Assim que der por falta das suas crianças, não hesite em pedir auxílio ao vigilante.
Dica que pode facilitar a busca: por instinto, os mais pequenos evitam apanhar com a luz solar nos olhos, por isso é natural que tenham feito o percurso de costas voltadas para o sol.


A segurança nunca é demais!...

Bibliografia:
http://www.educacao.te.pt/pais_educadores/index.jsp?p=86&id_art=75
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=6427
http://www.hevora.min-saude.pt/docs/pediatria/cuidados_epoca_balnear.pdf

Umas ÓPTIMAS FÉRIAS!
RS


30 Comments:

At 6:53 da tarde, Anonymous mando said...

Adorei o artigo e respondeu à minha questão do post anterior, sobre o uso das gorduras no tratamento das queimaduras.

Penso que em geral as pessoas tem o conhecimento sobre os riscos da exposição solar, mas chega o momento de colocar o protector solar e varre-se tudo da cabeça.

mas fica mais uma vez o aviso...

Bjx do mando

 
At 7:56 da tarde, Anonymous Cristina Morais said...

Rosa, gostei do artigo e, pelos vistos, ainda não foste de férias, pois não?!
Bjinhos, Cristina Morais.

 
At 10:29 da tarde, Blogger Milagre de Vida said...

Sempre artigos muito oportunos.
Parabéns!
Boas férias!

 
At 10:32 da manhã, Blogger Fátima André said...

Olá Rosa,
Excelentes férias para si também :)
E obrigada pelos preciosos conselhos que, nunca é demais relembrar.
Bjos***** e :)

 
At 12:58 da manhã, Anonymous Rosário Coelho said...

Olá Rosa, então e as férias?
Bjinhos da Rosário.

 
At 12:42 da tarde, Anonymous kaska said...

Muito boas férias***
Sempre com artigos magníficos.

 
At 7:19 da tarde, Anonymous leonor mendes said...

Olá Rosa, umas férias *****!
Beijinhos.

 
At 9:03 da tarde, Blogger Ana S. said...

Olá Rosa.
Cuidados com a pele tanto nas crianças como nos adultos são obrigatórios. Não só pelo envelhecimento que provoca mas principalmente pelos possiveis cancros.
Sinceramente nunca entendi a mania das pessoas levarem as crianças para a praia para ficarem "moreninhas". Eu acho mais piada na cor natural...
Beijinhos e boas férias

 
At 4:44 da manhã, Anonymous Paulo Mestre said...

Olá Rosa:
Um excelente artigo, na continuação do anterior!
Apostar na prevenção nunca deveria ser demais.
Bjs e Boas Férias!

 
At 7:29 da tarde, Blogger O Profeta said...

Errantes sentires percorrem
Este corpo nu de calor
Queda-se a vontade ao vento
Neste deserto de verde amor

Ai este grito contido
É lava rubra em minha garganta
Pio de pássaro preso às penas
Uma reza a fugir de alma santa


Boas férias


Mágico beijo

 
At 9:57 da manhã, Anonymous ex-alunos said...

O artigo está um "must", Prof.ª Rosa, muitos parabéns!
Umas EXCELENTES FÉRIAS se for caso disso.
U grande abraço.
Alunos do 7º CLE.

 
At 12:05 da manhã, Blogger Um Poema said...

...
Claro que, uma vez mais, ler-te é aprender.
Um excelente trabalho este teu.
Obrigado.
Umas boas férias para ti e

Um abraço

 
At 7:20 da tarde, Anonymous Teresa Simões said...

Oi Rosa, tudo bem?
Um belo artigo neste tempo de calor!
Beijinho grande da

 
At 7:22 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá mando, este artigo pretendeu responder a dúvidas que foram surgindo na 1ª parte do artigo em si.
Fico contente se respondeu às dúvidas anteriormente colocadas.
Umas Óptimas férias! RS.

 
At 7:24 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Fátima André:
Excelentes férias para si também
Bjos também para si!RS.

 
At 7:25 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Cristina, pois ainda não fui de férias mas está quase.
Bjinhos, RS.

 
At 7:26 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Milagre de Vida,
BOAS FÉRIAS para vocês também!RS.

 
At 7:27 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Kaskas, obrigada pelo elogio.
Muito boas férias*****
RS.

 
At 7:28 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Rosário, Boas Férias também para si!RS.

 
At 7:29 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Leonor,
umas férias = *****!
Beijinhos, RS.

 
At 7:30 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Ana S.
Umas férias excelentes para ti. Bjinhos, RS.

 
At 7:31 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Profeta,
Umas Boas Férias,
RS. retribui mágico beijo.

 
At 7:32 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Paulo Mestre
Bjs e = Boas Férias!
RS.

 
At 7:34 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá alguns alunos do 7º CLE, espero que tudo esteja a decorrer bem com vocês (saúde, emprego, etc).
Tudo de bom para vocês!
Um abraço grande =, RS.

 
At 7:35 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Olá Vítor, obrigada pelo elogio.
Umas boas férias também para ti!
Um abraço, RS.

 
At 6:42 da tarde, Anonymous josé lourenço pais said...

Mais um fantástico artigo, Rosa.
Oportuno na época que decorre ...
Um grande abraço,
José Lourenço Pais.

 
At 6:59 da tarde, Anonymous RC said...

Um post no seguimento do anterior, que está muito bem estruturado!
Gostei Enf.ª Rosa, continue pois está de parabéns com o CRIANCICES!
Umas excelentes férias!
RC.

 
At 5:36 da tarde, Anonymous Acao saude said...

Muito boa a dica, parabéns!
Atenciosamente EnfªMárcia

 
At 10:53 da manhã, Anonymous Laura Gimenéz said...

Me gusto mucho...sigue dando informaciones como las postadas!
Laura, desde Venezuela, saluditos!

 
At 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito bom :)

 

Enviar um comentário

<< Home