sexta-feira, novembro 07, 2008

A violência nas crianças e jovens - parte I

O registo da violência sobre as crianças e os adolescentes acompanha a trajectória humana desde tempos imemoráveis, através de inumeráveis formas pelas quais se foi expressando, adaptando-se às especificidades culturais, socioconómicas e históricas do momento vivenciado.

Fazendo uma breve retrospectiva histórica descobrimos que nas sociedades antigas aceitava-se a prática do infanticídio sendo facultado, nesses tempos, aos pais a oportunidade de aceitar ou renegar o seu filho recém-nascido, condenando-o à morte e que segundo o Talmud ( livro sagrado escrito pelos antigos hebreus) o pai tinha direito sobre a vida e morte de seus filhos, até a criação de um conselho de anciãos para julgar cada caso individualmente.
Para uma criança hebréia, por exemplo, a disciplina era primordial. Uma lei do século XIII a.C. instruía os pais sobre como castigar filhos desobedientes e rebeldes e, quando estes tinham dificuldade na realização desta tarefa, um conselho de idosos era solicitado para lidar com o filho problema, podendo esse conselho apoiar o pai a punir e apedrejar o filho até à morte.

Na civilização greco-romana o pai poderia sacrificar o filho recém-nascido caso julgasse que o bebê fosse um problema para a família. Os bebés assassinados com mais frequência eram os do sexo feminino, os prematuros e os que apresentavam sinais de alguma deficiência física.
Condenar à morte crianças portadoras de deficiências ou malformações era prática muito comum nestas civilizações, porque se acreditava que estas crianças não seriam socialmente úteis, estando assim justificada a sua eliminação.
Além disso, a miséria era uma das principais causas de morte de crianças (ou até jovens, o mais raro), estimulando o infanticídio, por falta de alimento.

http://ocandomble.files.wordpress.com/2008/05/abiku_children.jpg
Era frequente, quando uma criança nascia portadora de alguma deficiência, ser sacrificada numa oferenda aos deuses. As crianças do sexo feminino, mesmo na Roma dos Césares, eram lançadas nas vias públicas, onde cresciam, se é que isso fosse possível, e aí passavam a ser prostitutas (Veyne, 1992).

Em algumas tribos bárbaras, a prática do infanticídio era aceite para regular a oferta de comida à população. Eliminando-se as crianças, diminuía-se a população, gerando-se assim um pseudo-controle administrativo por parte dos governantes.

Nos momentos de escassez alimentar do povo hebreu, a alternativa de comer os filhos mais novos é mencionada: “Dá cá o teu filho para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos pois, o meu filho, e o comemos” (II Reis 6:26-29).

Entre outros povos como os fenícios e filisteus e mais recentemente entre tribos da África Central, crianças eram sacrificadas em rituais de purificação.

Com o passar dos tempos estes comportamentos começaram, paulatinamente, a suscitar sanções vindas da sociedade, que "não viam com bom olhos" estas práticas, demonstrando uma crescente consciencialização do direito das crianças
à vida.
Após influência egípcia e babilônica, os hebreus passaram a punir o infanticídio com pena de morte.

O relato de Herodes, rei dos judeus, ilustra a prática generalizada da violência sobre e contra as crianças. Avisado que Jesus se tornaria o rei dos judeus, Herodes decidiu matá-lo. Como não sabia onde encontrá-lo, decretou a morte de todos os meninos com menos de dois anos de idade em Belém, levando José e Maria a fugirem com Jesus para o Egipto.


Entre os séculos I e V D.C., a Igreja Cristã passou a ter maior influência sobre os costumes e comportamentos. Nesta época teve início o reconhecimento do potencial de desenvolvimento das crianças, que passaram a fazer parte da vida familiar. Além disso, a Igreja ressaltou a importância da mãe na criação dos filhos e desestimulou a prática de graves castigos físicos.


Em 374 d.C., na Itália, considerava-se o infanticídio pecado capital, porém fora da alçada política.

http://diario.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/180936/235

No ano de 830 d.C., uma mulher que matasse um recém-nascido ou tentasse abortar deveria ser excomungada, mas os sacerdotes podiam reduzir o
castigo na prática e impor penitência por uma década.

Contudo, actualmente nalgumas localidades da China ainda se assiste a um elevado índice de infanticídio feminino. Neste país ainda é prática cometer aborto quando o feto é do sexo feminino, o que tem contribuiudo para gerar um desequilíbrio entre os sexos na população do país.
Existem localidades onde dar à luz mais uma rapariga é considerado um desastre e é comum o infanticídio de bebés do sexo feminino. Esse mal desapareceu ou diminuiu enormemente depois da revolução de nova democracia de 1949 mas deflagrou novamente na China nas duas últimas décadas.

42 Comments:

At 6:15 da tarde, Anonymous Rosário Coelho said...

Olá Rosa, muito interessante este artigo, parece que as crianças não tinham direitos nem deveres na antiguidade e hoje queixam-se tanto. Contudo, hoje existem outras formas mais subtis de morte e maus tratos perante as crianças que passam ,muitas vezes, despercebidas aos olhos das pessoas ditas comuns!
Uma excelente semana.Abraço.

 
At 10:39 da manhã, Blogger Alexandre said...

Excelente abordagem, infelizmente actualíssima!

Um bom S.Martinho! Muitos beijinhos!!!

 
At 12:28 da tarde, Anonymous joana santos said...

Excelente post e boa pesquisa, amiga.
As crianças, nas civilizações antigas não tinham palavra...nem poder algum.
Hoje, algumas delas são manipuladoras, porque as condições em que vivem o permitem, pois os pais têm pouco tempo para elas...os pais passam a "viver" em função delas, pois são manipulados e sentem-se "culpabilizados" por não lhe prestarem atenção, embora, muitas vezes, não tenham tempo para tal!
Beijinhos da Joana.

 
At 3:35 da tarde, Blogger Dreamaster said...

Olá D.Rosa, gostei muito do artigo, não só a importancia do assunto, como tb a parte histórica q eu não sabia em certas partes.

Mais uma vez parabens pelos teus topicos instrutivos :)


Bjs
D.

 
At 3:52 da tarde, Anonymous Margarida Pereira said...

Oi Rosa, uma boa pesquisa acerca da violência sobre as crianças ao longo da história.
Aguardo os próximos capítulos, abraço, Margarida.

 
At 1:43 da tarde, Anonymous joana santos said...

Olá Rosa, existe nesse post muita cisa que desconhecia...meu Deus!
Um bjinho da joana.

 
At 1:44 da tarde, Anonymous joana santos said...

Olá Rosa, existe nesse post muita coisa (era o que queria dizer.....)que desconhecia...Meu Deus!
Um bjinho grande da joana santos.

 
At 8:58 da tarde, Anonymous mando said...

Sim sem duvida um dos grandes males da nossa sociedade!

mas muitos contribuiram efectivamente para que os valores da nossa sociedade respectivamente no nosso pais, com a aprovação do aborto (feticidio)...

o que me faz alguma confusão é que bater numa criança é crime e matar uma criança (para mim já o é) na barriga da mãe não é!! :S

Bem não me vou alongar mais...desejos de continuação de boas postagens ;)

 
At 9:51 da tarde, Blogger Mãe Sisa said...

Sem dúvida um post que dá "muito pano para mangas"...
Não posso deixar de concordar com "mando" e dar graças a Deus, todos os dias e a qualquer hora, pela vida do meu filho, que apesar de ter nascido fisicamente perfeito e de excelente saúde até aos 11 meses (atingindo todas as fases de desenvolvimento antes do tempo previsto), está hoje com uma Paralisia Cerebral e Bronquiolite Obliterante (após infecção a Adenovírus).
Apesar dos apesares... ainda bem que o mundo já evoluiu neste sentido, embora ainda se sinta muito preconceito (e geralmente onde e de quem menos se espera!)
Obrigado pelo seu precioso contributo na blogosfera!

 
At 2:09 da tarde, Blogger Cadinho RoCo said...

Impressionante o tamanho da perversidade humana que vem lá da sua origem. Prova disso é que estamos em pleno século XXI e a criança ainda é alvo de abominável violência contra sua integridade física e moral.
Cadinho RoCo

 
At 8:35 da tarde, Blogger Vera Carvalho said...

Excelente Post e infelizmente retrata o pior dos seres humanos.

 
At 11:22 da tarde, Blogger Psykhe said...

Post deveras interessante... Nao sei se o que choca mais é o facto de se ter conhecimento das atrocidades contra as crianças que se cometiam em civilizaçoes antigas ou se em pleno sec XXI a violencia contra as crianças tende a aumentar exponencialmente...
Cumprimentos

 
At 12:20 da manhã, Blogger Raquel Alves said...

Olá!Fiquei espantada com a referência Biblica. Até fui confirmar!!!Acredita que desconhecia estes versículos do capitulo 6 do II Livro de Reis.
...o que não aceito é a violência em pleno séc.XXI.
Grande beijo e Parabéns pelo post.

 
At 2:27 da tarde, Anonymous Fátima Emerson said...

Rosa: parabéns pelo texto e pela sua pesquisa. Eu desconhecia muitos dados.Meus cumprimentos e abraços brasileiros para você!

 
At 12:30 da manhã, Blogger Vitor Oliveira Jorge said...

Conhece o meu blogue
http://trans-ferir.blogspot.com ?
Apareça dia 25 Novembro 2008 às 18,30 h na Livraria Books and Living do CC Cidade do Porto, para o lançamento do meu novo PEQUENO LIVRO DE AFORISMOS. Entrada livre!
Saudações
Vitor O. Jorge

 
At 3:20 da tarde, Blogger António said...

Olá, Rosa!
Não sei se já lá está (no Saldanha)...mas assim depois podes informar-me, ok?

Óptima esta primeira parte: Aprendi umas coisas.

Beijinhos

 
At 9:30 da tarde, Anonymous CMR said...

Excelente post sobre a violência nas crianças...espero a continuação!
Abraço do C.M.R.

 
At 6:13 da tarde, Blogger Fátima André said...

Um excelente texto que nos dá conta de aspectos de desrespeito pelas crianças que ainda hoje perduram nas práticas das sociedades, apesar dos Direitos das Crianças estarem consignados numa Convenção Internacional ainda pouco respeitada pelos países que a assinaram.
Apesar de tudo, estamos a caminhar... já foi pior e acredito que ainda pode ser melhor... se todos contribuirmos, agindo, amando e denunciando situações inversas.

 
At 5:37 da tarde, Anonymous joão coimbra said...

Um excelente post.
Aguardo a 2ª parte
e 3ª ?
Parabéns pelo blog.

 
At 12:57 da manhã, Blogger Lifepassenger said...

Obrigado pelos desejos de parabéns. Um beijo grande e regresse sempre.

 
At 10:32 da manhã, Anonymous sara said...

Aguarda-se pela 2ª parte ... deves ter muito que fazer, Rosa.
Bjinho grande da Sara

 
At 6:23 da tarde, Blogger Um Poema said...

....

Olá Rosa,
Obrigado pela tua visita, durante a minha ausência, e pelo teu comentário.

Este é mais um trabalho de referência. Uma realidade que tarda em ser irradicada e que assume facetas as mais desumanas, já que cometida contra os mais frágeis, dos frágeis. As crianças!

Humilhante, repugnante, odioso, mais do que qualquer outra manifestação da degradação humana.

Obrigado por este excelente trabalho.

Um abraço

 
At 1:26 da manhã, Blogger Viviana said...

olá querida Rosa,

Sabe que este é um tema que me preocupa e me aflige!?

Gosto muito, respeito, e tenho um carinho muito especial pelas crianças.

Costumo dizer que, depois de Deus, elas são o melhor que há no mundo.

Quero que saiba que apreciei imenso este seu post. Mas não faz mesmo ideia do quanto eu o valorizei e fiquei contente de "o encontrar" aqui.

Ainda por cima apresentado por uma Enfermeira!

Sabe que me emocionoei com o seu trabalho'?

È que eu durante cerca de 40 anos de profissão, tentei sempre dignificar a Enfermagem.

Hoje, quando encontro alguem que a dingifica, como a Rosa, eu continuo a vibrar, mesmo estando aposentada e com 68 anos...

Desculpe o tamanho do comentário.
Mas já que nos encontrámos!

Um abraço

Tudo de bom para si.
Viviana

 
At 6:42 da tarde, Blogger Dreamaster said...

Mau. Agora é a minha querida D.Rosa q tá ausente á mais de 1 mês?! Isto assim não pode ser. Espero q esteja tudo bem contigo.

Venho desejar-te um bom fim de semana e feriado e uma boas festas :)

Volta depressa.


Bjs
D.

 
At 7:41 da tarde, Blogger Ana S. said...

Olá Rosa
Foi interessante saber um pouco mais de história.
Infelizmente a China continua com essa prática horrorosa :(
Beijos

 
At 3:23 da tarde, Anonymous mando said...

Bem Rosa desta vez só vim agradecer o fantástico comentário que deixou no meu blog ;) obrigado!

"o sonho comanda a vida"

abraço do mando

 
At 5:29 da tarde, Anonymous D.C. said...

Oi Rosa, por onde andas? Espero que tudo esteja bem contigo. Beijocas da D.C.

 
At 9:38 da tarde, Anonymous J.D.R. said...

Rosa é com profunda admiração que vejo e revejo alguns posts que colocas neste teu blog.
Todos os posts pretendem ter um valor cognitivo e de aprendizagem por suposto!
Este post acerca da violência sobre as crianças e jovens está sendo muito interessante...aguardo com expectativa a II parte.
Espero que tudo esteja a correr como desejares.
Uma óptima semana e um beijinho grande.
Desde Santarém, J.D.R.

 
At 9:48 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Mais uma vez, MUITO OBRIGADA a todo(a)s o(a)s que por aqui vão passando e comentando os meus posts,de uma maneira ou outra, constituindo o meu público não anónimo.

Beijinhos e abraços a quem tem de direito, Rosa Silvestre

 
At 9:49 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

VOLTEM SEMPRE, este blog também é vosso!
Rosa Silvestre.

 
At 9:51 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

Ah... e ia-me esquecendo, umas excelentes festas com MUITA SAÚDE, AMOR E SORTE!!!!
Rosa Silvestre.

 
At 2:51 da tarde, Blogger saude infantil said...

Olá RS Hoje publiquei no nosso blog parte deste seu artigo, espero que não se importe.
Beijo

 
At 5:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

usa and canada based free trial dating sites [url=http://loveepicentre.com/]speed dating coventry[/url] speed dating coventry http://loveepicentre.com/ adult dating mumbai

 
At 10:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://rxmeds.in/evista/evista-drugs
[url=http://rxmeds.in/acyclovir/hcpcs-code-for-acyclovir]good price pharmacy warehouse[/url] alternatives to drug use hobbies [url=http://rxmeds.in/crestor/crestor-and-indegestion]crestor and indegestion[/url]
gonorrhea drugs http://rxmeds.in/premarin/premarin-foals
[url=http://rxmeds.in/aceon/accupril-and-lisinopril]new jersey board of pharmacy[/url] hgh viagra [url=http://rxmeds.in/acomplia/actoplus]actoplus[/url]
canadian association of pharmacy consultants http://rxmeds.in/amiodarone/amiodarone-generic
[url=http://rxmeds.in/acyclovir/uses-of-acyclovir]schools for pharmacy technology in tampa[/url] drugs raids in ela oct 2007 [url=http://rxmeds.in/acidity/acidity-in-apples]acidity in apples[/url] drug abuse treatment program and methadone treatment [url=http://rxmeds.in/cytotec/cytotec-hemorrhage-postpartum]cytotec hemorrhage postpartum[/url]

 
At 2:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://healthboard.in/conjugated-linoleic-acid/conjugated-linoleic-acid-in-vegicaps
[url=http://healthboard.in/dexamethasone/crystal-structure-dexamethasone]non drug blood pressure therapy[/url] inexpensive 2008 drug books [url=http://healthboard.in/carbohydrate/carbohydrate-digestion-lab]carbohydrate digestion lab[/url]
levitra vaagra http://healthboard.in/detrol/detrol-la-capsule
[url=http://healthboard.in/carbohydrate/low-carbohydrate-diet-and-brain-functioning]multistate pharmacy jurisprudence exam[/url] pharmacy station burlington wi [url=http://healthboard.in/diamox/diamox-and-skiing]diamox and skiing[/url]
best online pharmacy to buy nasonex http://healthboard.in/depakote/depakote-out-of-my-system
[url=http://healthboard.in/bupropion/bupropion-cause-drowsiness]drug adderall[/url] mathematics for drug calculation [url=http://healthboard.in/coumadin/coumadin-and-otc-medications]coumadin and otc medications[/url] impaired sexual function from drug induced disease [url=http://healthboard.in/bromocriptine/bromocriptine-trenbolone-acetate]bromocriptine trenbolone acetate[/url]

 
At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

how to auto logon to xp http://automoblog.in/pontiac/torrents-pontiac international auto escrow
[url=http://automoblog.in/cadillac/cadillac-escalade-esv]averatec 3225 automobile power adapter[/url] mercedes glow plug replacement [url=http://automoblog.in/pontiac/royal-pontiac-license-plate]royal pontiac license plate[/url]
johnson auto http://automoblog.in/mitsubishi/mitsubishi-commercial-song
[url=http://automoblog.in/scooters/scooters-mopeds]mercedes newtn nj[/url] mercedes lease specials [url=http://automoblog.in/motorcycles/husqrvana-motorcycles]husqrvana motorcycles[/url]
mercedes s 320 brake light fuse location http://automoblog.in/volkswagen/volkswagen-squareback-racing-engines-for-sale
[url=http://automoblog.in/panoz/panoz-organization]automobile gasoline mileage ratings[/url] auto dealer funding [url=http://automoblog.in/plymouth]plymouth[/url]

 
At 7:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cause of adult acne http://xwe.in/bbw/bbw-with-big-toys
[url=http://xwe.in/ass-video/twat-ass-xxx]fire emblem radiant hentai[/url] free anal insertion porn [url=http://xwe.in/erotic-stories/erotic-catfight-stories]erotic catfight stories[/url]
music video sexy http://xwe.in/bdsm/streaming-bdsm-videos
[url=http://xwe.in/gay-anal/bc-productions-gay-latino]hentai girl xxx incest[/url] free straights gus tricked porn [url=http://xwe.in/blow/charlotte-blow-jobs]charlotte blow jobs[/url]
hentai sakera http://xwe.in/ass-video/men-oral-ass-sucking
[url=http://xwe.in/blowjob/asian-bikini-blowjob-pictures]free adult erotic chat rooms[/url] womens dildo harness [url=http://xwe.in/orgy/roman-orgy-pics]roman orgy pics[/url]
gaya porn http://xwe.in/nylon/pvc-nylon-diaper-bags
[url=http://xwe.in/shemale/piss-shemale-phone]axis australia porn[/url] anal xxx [url=http://xwe.in/condom/do-all-condoms-contain-spermisides]do all condoms contain spermisides[/url]

 
At 2:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

list harmful bacteria [url=http://usadrugstoretoday.com/products/motrin.htm]motrin[/url] kadian dosage http://usadrugstoretoday.com/catalogue/s.htm
drug test codien [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cefadroxil.htm]cefadroxil[/url] extra large breast pump [url=http://usadrugstoretoday.com/products/bactroban.htm ]gay penis movie free uncut [/url] izzo listen to your heart
charter health fair [url=http://usadrugstoretoday.com/products/karela.htm]karela[/url] cause vaginal yeast infection http://usadrugstoretoday.com/catalogue/k.htm
bethesda national naval medical center jobs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cok-n--energy-and-sensory-enhancer-.htm]cok n energy and sensory enhancer[/url] calgary mental health association [url=http://usadrugstoretoday.com/products/synthroid.htm ]hypothyroid and low vitamin d [/url] change in anxiety levels in young adults longitudinal

 
At 8:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

designer dog clothes http://www.thefashionhouse.us/?action=products&product_id=2300 i da silva santos fashion [url=http://www.thefashionhouse.us/dolce-amp-gabbana-rocky-sport-pants-for-men-grey-item2134.html]ralph lauren and magazine adds[/url] make all clothes
http://www.thefashionhouse.us/philipp-plein-dressy-tops-brand31.html bridal designers [url=http://www.thefashionhouse.us/dsquared-sweatshirt-for-men-white-item1961.html]mesh nursing shoes[/url]

 
At 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

free lottery wheeling systems http://xwn.in/keno_best-keno-las-vegas www michigan gov lottery
[url=http://xwn.in/blackjack_online-blackjack-secrets]nike mexican bingo pack[/url] blackjack source code c [url=http://xwn.in/betting_horse-racing-betting-tips]horse racing betting tips[/url]
super slots casino http://xwn.in/bingo_jackpot-bingo-daytona
[url=http://xwn.in/casino-playing-cards_playing-cards-4-aces-graphics]oasis casino mesquite[/url] gambling laws licenses macedonia [url=http://xwn.in/online-casinos_comedy-casinos-nj]comedy casinos nj[/url]
blank bingo cards to print http://xwn.in/bingo_spainsh-bingo-cards lottery by kate chopin [url=http://xwn.in/slot_cds-slot-machines-for-sale]cds slot machines for sale[/url]

 
At 8:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent bеаt ! I wiѕh to apprenticе while уou amеnd your website, how
could і subscribe foг а blog
websіte? Τhe aссount aided me a accерtable deal.
I had been a lіttle bit acquainted оf
this your broadcaѕt offeгed bright clеar idea
Feel free to surf my web site ... buycrystal.co.uk

 
At 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amаzing blog! Iѕ youг thеme сustοm madе
οr did you download it frοm sοmewhere?
A design likе yοurs with a few
sіmple аdjustements ωould really make my blog stand οut.
Pleaѕe let mе knoω ωhere you got
уouг themе. Wіth thanks
Here is my web-site ... bbw movies

 

Enviar um comentário

<< Home