Dia Internacional da Criança Desaparecida
Na Europa, apenas a partir de 2002 é que este dia passou a ser assinalado pela Child Focus, uma organização europeia não-governamental (ONG), criada no seguimento do caso Dutroux (duas meninas desaparecidas na Bélgica em 1998). Em Portugal começou-se a assinalar esta data em 2004.
Contudo os dados em África ou Ásia são praticamente inexistentes. A UNICEF, no seu relatório sobre tráfico de crianças, afirma que a maioria dos casos tem lugar nestes continentes. O caso do Togo, onde uma em cada oito crianças é vendida para o exterior, é pois paradigmático.
Num espírito misto de solidariedade e denúncia, decorre hoje no auditório da Assembleia da República, Praça de São Bento, Lisboa, a II Conferência Europeia intitulada por "Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente", organizada pelo Instituto de Apoio à Criança.
Recebe a vinda de vários especialistas nacionais e internacionais, entre eles o presidente do Grupo Especialista em Crimes Contra Menores da Interpol, mas também representantes do Centro Internacional de Crianças desaparecidas e exploradas (ICMEC) e da Federação Europeia das Crianças Desaparecidas, bem como o coordenador do Departamento de investigação Criminal da Policia Judiciária do Funchal.
Com a ajuda do IAC também foi criada uma Linha telefónica gratuita com o número 1410, destinada a Crianças Desaparecidas apoiada pelo Portugal Telecom, e assinado um Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Administração Interna.
Foi também com o objectivo dos pais encontrarem os seus filhos desaparecidos que um grupo solidário de pessoas se juntou criando o Projecto Esperança, uma iniciativa de louvar, sabendo que a Internet é um poderoso recurso no combate a este fenómeno e que pode fornecer os rostos das crianças desaparecidas (através de cartões que se colocam facilmente no site ou blog pessoal ou comercial que possuem fotografias e informações de crianças desaparecidas em Portugal) a milhares de pessoas no Mundo.
28 Comments:
Querida Rosa!
Mais um dos teus magnificos posts.
Não sabia que hoje era o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.
Obrigado por mo ensinares.
É uma praga que certamente não é nova mas à qual, e felizmente, está a ser dada uma fundamental visibilidade.
Curiosamente, vim há pouco do blog da Papoila e também soube por ela que hoje é o Dia de África.
Recomendo-te a leitura desse post.
Gostei muito de te ler!
Beijinhos
Um post que é um contributo para a denúncia do flagelo da sociedade que aidna continua sendo o desaparecimento das crianças!
Um grande beijinho da amiga joana!
Esplêndido texto digno de outro suporte...
Hoje vou celebrar os dons da terra sem a tua companhia, misturar-me com os sons do mundo sem coisa alguma, ao partires abriste em meu coração um caminho...
Bom fim de semana
Doce beijo
Vou repetir o que já foi dito...gostei de te ler. Post actual,apontando um dia pouco conhecido,informações úteis.
É por isso que este Blog tem qualidade e, gosto de o visitar
Beijinho virtual.
Ola Rosa
Obrigada pela visita! Realmente nao sabia que hoje era o dia Internacional da Crianca desaparecida! E uma pena ter de existir um dia assim.
Beijos Tania
O q me irrita nisto tudo, é neste país darem mais importancia ao desaparecimento de uma criança estrageira do q a uma portuguesa.
Um povo q assim procede, tem os dias contados pois se nem propupa com os seus.
Bjs
D.
Rosa, vou repetir algumas palavras das que já foram ditas, mas definitivamente parabéns pelos magníficos textos que publicas!
Enquadro-me na estatística dos que não tinham conhecimento deste dia.
é lamentável que este dia tenha de existir...concordo com o dreamer.
Penso que actualmente não existam mais crianças desaparecidas do que havia à uns anos atrás, simplesmente hoje, são mais divulgados, mas especulados, mais denunciados.
No entanto... existe tanto para fazer e infelizmente não existe uma forma de deter tal epidemia...
Que todos possamos diariamente contribuir de alguma forma para o combate a tal flagelo.
obrigado pla partilha!
bjokas @vesso
Infelizmente esse dia existe porque milhares de crianças desaparecem em todo o mundo pelo mais variado numero de razões.
Felizmente algumas são encontradas mas muitas mais permanecem desaparecidas.
Deixo um beijo para todos os pais, familiares ou amigos de todas essas crianças e um muito especial para elas.
beijos
Mais um bom trabalho, amiga.
Infelizmente o mundo está louco.
Cada vez mais o coração se aperta perante a insensibilidade de quem tem a cobardia de desrespeitar uma criança.
Pensar, ou falar disto, traz-me sempre à memória algumas estrofes do poema de Adriano Correia de Oliveira:
"Mas às crianças, Senhor,
Porque lhes dais tanta dor,
Porque padecem assim?"
Um abraço
Olá,
é triste ter de haver um dia destes, mas é a nossa realidade. devemos estar solidários com as familias que estão sem os seus filhos devido a este tipo de situações de raptos e desaparecimentos inexplicáveis. E de facto triste.
Um texto dificil de ler, mas é a mais pura das realidades, infelizmente...a dor que provoca o desaparecimento de uma criança...de alguém que amamos, tão pequena e indefesa!
Obrigada por mais uma vez nos tocares com os teus textos.
um abraço
brisa de palavras
Espero que tenha respondido ao teu desafio dos Memes com o ultimo artigo... (desculpa pela resposta tardia, mas estou na fase final da especialidade).
Quanto ao teu texto, " atire-se uma pedra ao lago, e não se consegue atravessar, mas atirem-se muitas, que por cima dele conseguimos passar"
Optimo post ! Como nos tens habituado.
Em França, este dia foi bastante mediatisado. Aqui, hà umas semanas, houve a possibilidade de impedir um rapto de crianças que ia haver no Havre, graças à cooperação internacional da policia belga e francesa.
Penso que deve ser muito dificil de viver à espera de noticias dum filho/a desaparecido, sem sequer poder fazer o seu luto ...
O meu pensamento vai pois, para os familiares nesta situação.
Olá António, obrigada pelas tuas amavéis palavras. Vi o blog da papoila e gostei, só que às vezes, em determinados blogs não consigo postar, desde que passei para o Google.
Também gosto muito de te ler. Beijinhos.
Pois Joana o ideal é que não se fizessem posts destes1Beijinhos grandes para ti da amiga Rosa!
Alquimista, gosto de o ler. Já te anexei, espero que não se importe.
Doces sonhos!
Raquel, também gosto de te ler,o teu blog cada dia mais vai ficando mais interessante! Continua!Beijinho virtual!
Olá Tânia, pois o ideal era a inexistência de um dia assim, mas infelizmente é o mundo louco em que vivemos!Beijos, Rosa!
Olá D. Também achei que houve uam maior mediatização à volta da Maddie, o que é pena, pois crianças são crianças, independentemente da cor, raça, credo, idade ou contexto sócio-económico ou não, deveria ser!?
Beijinhos!
Olá @vesso, pois acho que tal dia não deveria existir!Mas como infelizmente existe nós podemos e devemos ao menos denunciar!
Volta sempre!
beijokas para ti!
Brit.com, obrigada pela nomeação! Volta sempre!
Ana, olá tudo bem? Pois acho importante e fundamental a solidariedade com a família destas crianças, essencialmente com os pais!
Beijinhos!
Olá Vítor, perante tanta maldade face à criança, tenho que concordar contigo quanto ao mundo louco em que vivemos. O poema de Adriano Correia de Oliveira enquadra-se em parte naquilo que sentimos acerca desta calamidade!
Um abraço!
Kaska é de facto muito triate existir um dia assim .... de facto muito triste!
Deve ser difícil para uma mãe ou um pai o desaparecimento de um filho pequeno, mas não devemos calar estas situações, isso não!
Um abraço, brisa!
Olá Sérgio, respondeste sim ao desafio! Quanto às pedras, a analogia é bomita! Obrigada!
Olá Nana, tudo bem contigo?
O desaparecimento de um filho deve ser terrível pois não se sabe se está vivo ou morto para fazer de facto o seu luto, o meu pensamento vai também para os familiares nestas alturas!beijinhos!
Estamos juntos nessa luta em prol das pessoas desaparecidas do mundo inteiro...nós somos o Movimento Mineiro Pelas Pessoas Desaparecidas e Crianças Exploradas.
E-mail: desaparecidos.mg@ig.com.br
Abraço fraterno
Robson Anisio dos Santos
Enviar um comentário
<< Home