segunda-feira, maio 14, 2007

O "meme", "gene cultural", "gene informativo", ...


Surge na blogosfera, mais uma ideia com a finalidade
de uma maior interactividade entre os bloggers: O "meme".
E o que é o "meme"?

Refere a wikipedia que um "meme" é como que um "gene cultural" que envolve algum conhecimento transmitido a outros contemporâneos ou aos seus descendentes.
Assim sendo, os "memes" podem ser "ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos ou morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma". Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente se propagada pela Web, usualmente por meio de blogues.
O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".
Bom, nesse sentido, se formos a ter em conta o conceito, memes são praticamente todos os blogues, porque todos, de uma maneira ou de outra, geralmente envolvem conhecimentos que passam a outros seres webianos (bloggers), conciliando ideias,partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores sociais, etnográficos, estéticos, morais, religiosos, etc.que habitualmente são aprendidos facilmente e transmitidos enquanto unidade autónoma.

Nessa onda webiana memética fui sugerida para responder ao desafio dos "memes" da brisa de palavras e fiquei contente por aquilo que representa (nem que seja somente para aumento da minha auto-estima...).
Sem delongas quero seguidamente expressar os "memes" que considero essenciais actualmente: a linguagem dos afectos, a linguagem do conhecimento e a linguagem da consciencialização de que somos cidadãos deste mundo porque momentaneamente não temos mais nenhum (portanto temos o dever de perservá-lo o melhor possível).
Como nunca fui pessoa de virar costas a desafios, agradeço a honra que me foi concedida e lanço o desafio a outros blogs que considero representantes, directa ou indirectamente, na minha opinião, dessas linguagens (pena ter que escolher poucos!...), para passar o testemunho.
São eles, por ordem alfabética:

- Ana Scorpio;
-
COGITARE EM ENFERMAGEM;
- Educar para a Saúde
-
Eu sou louco!(II);
-
Psicologizando;
-
Silêncio das Palavras.

Contudo deixo aos visitantes e amigos um desafio maior, se reflectirem ou tentarem reflectir convenientemente nesta questão:
- Será que nós, no papel de bloggers, não perderemos imenso tempo (tendo em atenção a nossa falta de disponibilidade, falo por mim, não querendo generalizar!) a responder a estes desafios que vão surgindo, em detrimento daquilo que pretendemos, de uma maneira geral, transmitir que é essencialmente a informação e o conhecimento, através dos posts que vamos colocando consoante a nossa disponibilidade?

18 Comments:

At 9:58 da tarde, Blogger Ana said...

Ai o que eu sofro!
Os desafios espalharam-se pelos blogs como se fosse uma epidemia.

Alinguagem dos afectos é cada vez mais necessária. As pessoas escondem-se com máscaras impenetráveis e esquecem que os sentimentos são tão importantes!
Conhecer é fundamental para uma expansão maior da inteligência e tendo a consciência do que nos rodeia, torna-se mais fácil conviver com os outros.
Beijinhos

P.S- Coloco a resposta ao desafio no proximo artigo. :)

 
At 10:36 da tarde, Blogger António said...

Minha querida Rosa!
Fico muito satisfeito por te lembrares de mim mas, a exemplo do que já fiz com os convites da Isabel Maria do "Bom dia Isabel" e do Peter do "Conversas de xaxa" não vou dar continuidade a este jogo.
De facto, nos mais de dois anos que levo de actividade nos blogs, já fui convidado para bastantes desafios mas nunca aceitei nenhum.
A única excepção foi o "Thinking Blogger Award" porque lhe achei piada e sobretudo achei giro o bonequinho para ornamentar o meu blog.
A esta coisa do "meme" confesso não achar piada nenhuma.
Peço-te desculpa mas também sei que vais entender.
E, se mais não fosse, o meu blog já constitui um bom "meme" (cof...cof..cof...)

O meu obrigado!

Beijinhos

 
At 11:22 da tarde, Blogger Unknown said...

O Rosita , desculpa mas o " Meme" já passou por mim, mandei-te não mo devolvas por favor...já
não tnho maõs a medir para tanto desafio, ainda hoje estive às voltas com outro ( risos)
Na questão dos " Memes" a minha missão está cumprida rs
Gostei das tuas respostas aliás eu gosto imenso destas criancices ...rss
Um abraço
brisa de Palavras

 
At 8:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oi Rosa, já estou a perceber que além de teres ficado contente com o "meme"tentas fazer com que as pessoas reflictam acerca dele.
Na minha opinião, acho que os "memes" não são perjurativos no sentido de uma perca de tempo, mas sim um laço, por assim dizer necessário entre os bloggers para reforçar os laços de amizade webriana, não é?!
Bjinhos grandes!

 
At 12:32 da tarde, Blogger Maria da Luz said...

estou com muitas dificuldades em conhecer os memes

 
At 8:39 da tarde, Blogger Maria da Luz said...

entendi, obrigada,
não desisti

 
At 11:24 da tarde, Blogger Blogger de Saúde said...

Pelo que percebi isto surge como forma de um desafio? Em primeiro lugar obrigado por me teres considerado... Colocarei claro um resposta ao desafio -a linguagem dos afectos, a linguagem do conhecimento e a linguagem da consciencialização ...

Obrigado e Boas Postagens!

 
At 11:52 da manhã, Blogger o alquimista said...

Os teus pés são navegantes na espuma, o teu cabelo dança em descuidada ironia, suave viagem de ondulante onda em tua boca, duas sílabas sopradas em mágica melodia…

Bom domingo

Doce beijo

 
At 2:02 da tarde, Blogger Maria da Luz said...

Rosinha, eu consegui ter acesso ao teu blog pelo
comentário que colocaste
em "Uma lágrima na minha mão".
Normalmente entro com google/Bloggger
mail do blog e palavra passe.
Diz alguma coisa, obrigada pela colaboração.
Andei um pouco perdida.
Beijinhos e até á próxima

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi Rosa, olha em relação à questão que colocas, acho que não é perda de tempo o tempo que se disponibiliza para reproduzir um post acerca dos tais "memes", porque existe um maior reforço de laços na web entre os visados, não achas? Neste ponto estou de acordo com a Joana.
Já agora quero dar-te os parabéns pelos "memes".
Um bom fim-de-semana e n beijinhos!

 
At 7:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nunca é perda de tempo quando se perde tempo com os amigos, minha amiga webriana!
Um grande bjinho desta tua amiga margarida!

 
At 12:07 da manhã, Blogger Um Poema said...

Estou fartinho destas coisas!
Que praga!... rsrs
Hoje é isto, amanhã aqui, no outro dia, outra coisa.
Valha-nos São Paciência (não sei se há, mas espero que sim)!

Um abraço

 
At 2:36 da tarde, Blogger o alquimista said...

És flor que uma mão teceu
És fronteira entre o ódio e a paixão
És aroma de terra molhada
Pássaro voando na assombração


Boa semana

Doce beijo

 
At 11:34 da tarde, Blogger Ricardo Pina said...

Rosa, é uma honra fazer parte desse grupo tão especial... Obrigado e um beijinho grande!

 
At 8:18 da tarde, Blogger o alquimista said...

Os teus pés são navegantes na espuma, o teu cabelo dança em descuidada ironia, suave viagem de ondulante onda em tua boca, duas sílabas sopradas em mágica melodia.

Mágico beijo

 
At 1:32 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

ana s. concordo que, cada vez mais, a linguagem dos afectos é necessária. Um bjinho grande!

antónio: com que então o blog á constitui um bom meme...pois todos eles!bjihno!

brisa de palavras: olha já não volto atrás com a palavra, portanto paciîencia.....quanto às criancices também gosto muito do brisas!bjinho grande!

Joana. por onde andas?aparece!
um bjinho grande!

 
At 1:35 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

viver um novo fim: volta sempre, bjinho!

Sérgio:aguardo a resposta ao desafio e boas postagens também para ti!

alquimista: doces sonhos também para ti! gostei do blog, parabéns!

sofia: tens razão, amiga, bjinho!

 
At 1:39 da tarde, Blogger Rosa Silvestre said...

margarida:tens razão e dupla razão! um grande beijinho para ti!

Olá vítor: Como diz a Ana Scorpio, os desafios espalharam-se pelos blogs como se fosse uma epidemia, que fazer, respeitá-los.Um abraço!

Ricardo, não tem de quê!
Um grande beijinho!

Alquimista já estás anexado!mágicos sonhos!

 

Enviar um comentário

<< Home