Os Doutores Palhaços ...

Michael esclarece que a Clown Care Unit (http://www.bigapplecircus.org/CommunityPrograms/ClownCare/) não foi uma ideia programada, que aconteceu por acaso.
Como? "Foi uma coisa que emergiu na minha vida em 1985, quando o meu irmão morreu de cancro. Era o meu único irmão e fiquei arrasado com a sua morte.
Então fiz o compromisso solene de servir a comunidade como pudesse e aí surgiu a ideia".
Deambulou pelos hospitais com o sentido de perceber quais eram as figuras de autoridade naquele contexto, percebendo imediatamente que eram os médicos.
Prossegue afirmando "voltei para o circo e com dois companheiros tentei arranjar formas de subverter e parodiar esse facto".
Foi assim que Mr. Stubs se transformou no Dr. Stubs com o curso de medicina mais rápido de sempre, o de fazer sorrir essencialmente as crianças doentinhas.
O Dr Stubs começou a visitar regularmente as crianças, dando inicio a um projecto-piloto de cinco semanas no mesmo hospital.
Refere Michael que "nessas cinco semanas aprendi muito do que sei sobre o trabalho dos palhaços no hospital".
"Nos primeiros dias, quando visitávamos uma criança, a seguir corríamos até à enfermeira e perguntávamos porque estava ali. Ao fim de um hora andávamos a arrastar-nos pelo hospital, desanimados. Resolvemos deixar de perguntar. Foi assim que percebemos que nós não estamos lá para resolver o que está errado com eles, mas para realçar o que está bem."
Foi deste projecto-piloto e de outros não menos importantes, como por exemplo os Palhaços da Alegria no Brasil, que em parte surgiu em Portugal a Operação Nariz Vermelho (http://www.narizvermelho.pt/pt/accao.html), onde trabalham equipas de "Doutores Palhaços" que habitualmente estão presente com as suas “consultas” semanais em oito hospitais: IPO de Lisboa, Hospital Dona Estefânia, Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital Santa Maria, Hospital São Francisco Xavier, IPO Porto, Hospital Pediátrico de Coimbra e Centro Hospitalar de Cascais.
O reconhecimento da Operação Nariz Vermelho concretizou-se com a atribuição do prémio ‘Hospital do Futuro’- venceu a categoria de "Serviço Social" - à Associação Nariz Vermelho que tem como objectivo destacar e galardoar as pessoas e organizações que mais contribuem para o desenvolvimento das instituições de Saúde, iniciativa do Fórum Hospital do Futuro .
Os Doutores Palhaços em Portugal trabalham em duplas e visitam semanalmente cada hospital, direccionando o seu trabalho para a amenização da relação das crianças com o ambiente hospitalar, utilizando técnicas pedagógicas e artísticas que estimulam e ajudam a elevar o estado de espírito, transmitindo mais confiança, optimismo e auto-estima às crianças e jovens internados, essencialmente nos serviços de Pediatria.
Está comprovado cientificamente que as visitas regulares dos Doutores Palhaços criam efeitos directos muito positivos (alegria, satisfação, contentamento, prazer) e efeitos positivos mais tardios (confiança, optimismo, elevação da auto-estima) não apenas nas crianças e jovens internados como também nos seus familiares e nos profissionais de saúde que aí trabalham (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadoras de infância, auxiliares de acção médica), pois as relações criadas com todos os intervenientes ajudam a suportar harmoniosamente a hospitalização do utente pediátrico (criança, jovem e família).
E acreditem que é verdade pois já sorri e gargalhei, muitas vezes, na presença dos Doutores Palhaços!
Bibliografia:
http://jn.sapo.pt/2005/07/06/grande_porto/palhacos_ajudam_a_curar.html
http://www.medi.com.pt/medicom/outrosartigos_dentro.asp?id=291
http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2036/paginas/noticias%2036.html